Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seminário Nacional de Arte e Educação
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de publicações
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 26 (2018): O Ensino da Arte em Tempos de Crise
v. 26 n. 26 (2018): O Ensino da Arte em Tempos de Crise
Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação
5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola
Publicado:
04/12/2018
Edição completa
Ler Edição Completa
Ficha Catalográfica
Ficha Catalográfica
Julia Maria Hummes
p.03-04
Ler Ficha
Editorial
p.05-07
Ler Editorial
Pôster
A Dança dos Mascarados de Poconé: considerações gerais
Shaiane Beatriz Santos
p.09-09
Ler Pôster
Boi de Mamão na comunidade: cultura regional e o entrelaçamento das linguagens artístico-culturais
Amalhene Baesso Reddig, Silemar Maria de Medeiros da Silva, Cátia Sirlene Gonçalves Hahn, Maxwell Sandeer Flôr, Fernanda Baldin
p.10-10
Ler Pôster
Ver Pôster
Caminhos possíveis
Maria Dalce Fuhr, Cleonir Aparecida de Moura Mittelstadt
p.12-12
Ler Pôster
Dança na Educação Infantil
Katia Salib Deffaci, Patricia Wentz de Moraes, Liziani Salvadori Domingues, Jennifer Adane Mór
p.13-15
Ler Pôster
O Funk no ensino de música: uma pesquisa-ação com estudantes de um centro cultural
Leonardo Marchetto Baptista, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.16-18
Ler Pôster
Projeto de Pesquisa
Imagens de corpo e formação inicial de professores: um estudo nos curso de dança e teatro licenciatura da Universidade Federal de Pelotas
Andrisa KemelZanella, Ramon de Oliveira Granado, Robson Bordignon Pólvora, Marina Timm Medeiros, Shaiane Beatriz dos Santos
p.20-23
Ler Artigo
“POR QUE NÃO PODE?”: o gênero musical funk como estratégia pedagógica para o ensino de música para crianças dos anos iniciais
Renata Stiehl da Rosa, Lucia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.24-32
Ler Artigo
Uma pesquisa sobre o significado das aulas de instrumento para alunos de cordas friccionadas
Sinésio Adolfo Fröder, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.33-40
Ler Artigo
A arte de ler: a leitura promovendo a vida
Camila de Luna Paiva, Washington Ribeiro da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ana Maria Bueno Accorsi
p.41-46
Ler Artigo
A mulher negra no ensino de dança
Gabriela Souza da Rosa, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.47-53
Ler Artigo
As Bandas Instrumentais e a Educação Musical: uma pesquisa documental na Região de Montenegro/RS
Bruno Felix da Costa Almeida, Vicenzo Sulzbach Motta da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ana Maria Bueno Accorsi
p.54-63
Ler Artigo
Educação musical: perspectivas de inserção da música na vida das escolas e das pessoas
Amanda Klöckner Soares, Camila de Luna Paiva, Luis Otavio da Silva Conceição, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ana Maria Bueno Accorsi
p.64-69
Ler Artigo
Ensinar teatro na educação básica: o que nos contam os professores egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas?
Vanessa Caldeira Leite
p.70-78
Ler Artigo
Pesquisa em Andamento
Alguns aspectos sobre vídeos institucionais de universidades brasileiras que apresentam a Licenciatura em Artes Visuais
Raphael Junior Almeida Batista, Jordana dos Santos Lima, Carmen Lúcia Capra
p.80-88
Ler Artigo
Aprendizagem musical: investigando as contribuições dos ambientes familiar e social na cognição musical
Diego Herencio, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Bruno Porto
p.89-100
Ler Artigo
Colaboração como Princípio
Maria Amélia Gimmler Netto
p.101-110
Ler Artigo
Criação de materiais didáticos como ato poético
Andrea Hofstaetter
p.111-120
Ler Artigo
Do Texto ao Contexto, da Imagem ao Som: Considerações sobre a História do Departamento Artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins (1972 a 1985)
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.121-130
Ler Artigo
Educação Musical e o Currículo em Música: O Ensino do Teclado Eletrônico na FUNDARTE
Bruno Felix da Costa Almeida
p.131-141
Ler Artigo
“Encontros: caça aos tesouros-postais”: imbricações entre artes visuais e memória
Vanessa Cristina Dias, Cláudia Mariza Mattos Brandão
p.142-150
Ler Artigo
Formação continuada em Arte na Educação Infantil: Experiências do Programa Institucional Arte na Escola Polo FURB com Artes Visuais, Tecnologia e Música
Lindamir Aparecida Rosa Junge, Rozenei Maria Wilvert Cabral, Tiago Pereira, Anderson Devegili, karoline Kropp, Ana Flávia Rodrigues Costa
p.151-165
Ler Artigo
O surgimento do contador de histórias e sua manifestação no desenvolvimento de metodologias de ensino de Arte e na formação de espectadores
Carlos Eduardo de Oliveira Prado
p.166-174
Ler Artigo
O Valor da Cópia na Arte
Francine da Cunha Souza de Lima
p.175-188
Ler Artigo
Os Grupos Musicais de Montenegro/RS e a Educação Musical: Uma pesquisa através dos documentos
Bruno Felix da Costa Almeida, Vicenzo Sulzbach Motta da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ana Maria Bueno Accorsi
p.189-198
Ler Artigo
Pesquisa em andamento no Programa de Extensão em Percussão da UFPel
Priscila Mont-Serrat Pimentel Fernandes, Úrsula Rosa da Silva
p.199-207
Ler Artigo
Uma experiência em sala de aula com figurinos de época
Manuella Corrêa Mathias, Nádia Senna
p.208-213
Ler Artigo
A Abordagem do Ciclo de Políticas e a Constituição do Currículo em Educação Musical: Usos e implicações
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.214-221
Ler Artigo
A docência em dança sob o olhar da A/r/tografia Reflexões acerca do processo de criação do documentário “Nós, professoras de dança”
Josiane Franken Corrêa
p.222-232
Ler Artigo
A inserção profissional de egressos do curso de teatro na educação infantil
Thales Duarte, Vanessa Caldeira Leite
p.233-241
Ler Artigo
Pesquisa Concluída
A influência da leitura na atuação docente de professores de música
Patrick da Costa Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.244-251
Ler Artigo
Arte/Rolê no Buzão: cotidiano/ atentar, observar, andar de ônibus para provocar o start da criação na cidade
Eduarda Azevedo Gonçalves
p.252-267
Ler Artigo
Arte-Diálogo-Discurso: uma análise dos discursos em Arte da Bakhtiniana para a Educação
Bruno Felix da Costa Almeida, Veronice Camargo da Silva, Ana Maria Bueno Accorsi, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.268-278
Ler Artigo
Educação musical: a composição musical como possibilidade de ressignificar o processo de leitura e escrita para uma criança com dificuldade de aprendizagem
Diego Herencio, Fabiana Araújo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.279-290
Ler Artigo
Efemeridade e persistência: experiências entre a criação e a mediação
Noeli Moreira
p.291-299
Ler Artigo
Escolas multisseriadas: um estudo de flauta doce com estudantes de diversas idades
Alissa Maria Bracht, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.300-308
Ler Artigo
Exercícios com a paisagem ou como atentar para o que nos cerca
Ana Beatriz Campos Vaz, Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros
p.309-321
Ler Artigo
Implicações pedagógicas das visitações à Galeria de Arte Loide Schwambach
Jéssica Pinheiro
p.322-331
Ler Artigo
Intervenção urbana: uma prática artística a ser pensada no ensino de artes visuais
Vanessa Cristina Dias
p.332-342
Ler Artigo
Museu portátil: jogo e aprendizagem em Artes Visuais
Andrea Hofstaetter
p.343-354
Ler Artigo
O Estado da arte nas pesquisas envolvendo EJA e Educação Musical
Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.355-361
Ler Artigo
Pintura mural: a dimensão sensível como modo de resistência
Ivan Jeferson Kappaum
p.362-370
Ler Artigo
Ser professora de balé: um olhar para docência a partir de narrativas de vida e formação
Rebeca San Martins
p.371-380
Ler Artigo
Teatro e as ditaduras da América Latina: a pedagogia da memória através da dramaturgia
Marina de Oliveira
p.381-388
Ler Artigo
A dança dos mascarados de Poconé: considerações gerais
Shaiane Beatriz Santos
p.389-397
Ler Artigo
A educação musical e o Pibid: um Estudo de Caso sobre o subprojeto música da UERGS
Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.398-410
Ler Artigo
A Exclusão de Deficientes na Escola Regular
Iury de Mello Araújo, Carmem Lúcia Capra
p.411-420
Ler Artigo
Pesquisa Com Trabalho Prático Comentado
Pesquisa sonora e composição com sons do cotidiano: alguns relatos
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Henrique Pellin, Ana Maria Bueno Accorsi
p.422-426
Ler Artigo
Ponto cego: um olhar sobre a pesquisa em dança a partir de um ponto
Katia Salib Deffaci, Rita Silva Bruço
p.427-432
Ler Artigo
Resquícios remanescentes em processos de transmissão; um caminho de Caminhos (1998/2017)
Luiza Romani Ferreira Banov, Sayonara Pereira
p.433-437
Ler Artigo
SERTÃOSÓ: E se movimento escorre o que a palavra não dá conta?
Maicon Freitas de Abreu, Silvia da Silva Lopes, Giuliano Souza Andreoli
p.438-443
Ler Artigo
Transmissibilidade(s): atualização do passado ao encontro de novos Caminho(s)
Sayonara Pereira
p.444-448
Ler Artigo
A forma informa: o corpo no protagonismo do ensino e aprendizagem
Débora Duarte Campos, Silvia da Silva Lopes
p.449-453
Ler Artigo
Narrativas sobre a mulher negra e sua permanência na Dança
Gabriela Souza da Rosa, Kátia Salib Deffaci
p.454-458
Ler Artigo
Oficina de teatro: um espaço de/para/em construção
Rita Réus
p.459-463
Ler Artigo
Relato de Experiência
Dança como meio de manifestação política
Ramon de Oliveira Granado, Andrisa Kemel Zanella
p.465-470
Ler Artigo
De galinha do mato à Aracuã
Juliana de Castro Vianna Dapper
p.471-475
Ler Artigo
Desvendando “Caminhos” Pesquisa do fazer teatral, do personagem caricato da contação de histórias ao personagem de cena.
Neiva Teresinha Azevedo Boos
p.476-492
Ler Artigo
Dicionário de uma experiência de coisificação da cor
Mayra Corrêa Marques, Carmen Lúcia Capra
p.493-497
Ler Artigo
Docência em Dança na Educação Básica: Corpo que não sabe que sabe e reflexões sobre a formação docente na Licenciatura em Dança
Débora Souto Allemand, Josiane Franken Corrêa
p.498-506
Ler Artigo
Escola viva - arte em mosaico
Dilene Teresinha Maciel Cezar
p.507-512
Ler Artigo
Estágio Supervisionado em Dança II : corpo, forma e registro
Marina da Rocha Sobrosa, Aline da Silva Pinto
p.513-516
Ler Artigo
Eu no mundo: experiências pedagógicas sobre o tema meio ambiente vivenciada por bebês
Lucélia Aparecida Essvein
p.517-521
Ler Artigo
Experiências de mediação na Galeria de Arte Loide Schwambach em 2018
Jéssica Pinheiro, Patriciane Born, Mayra Marques
p.522-529
Ler Artigo
Experimentos Coreográficos: relato sobre o estágio em dança no espaço não formal
Carolina Martins Portela, Andrisa Kemel Zanella
p.530-535
Ler Artigo
Leituras (e diálogos) do drama contemporâneo: espaços de troca sobre dramaturgia na universidade e na escola
Fernanda Vieira Fernandes
p.536-540
Ler Artigo
Linguagens Comunicativas: Visual, textual e áudio visual
Eriel Leite Lahn
p.541-546
Ler Artigo
O cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte
Lúcia Jacinta da Silva Backes, Tatiane dos Passos de Oliveira
p.547-551
Ler Artigo
O encontro do artista com o docente Uma história de 30 anos junto ao Renascença Cia de Teatro
Everton Santos
p.552-558
Ler Artigo
O ensino coletivo de violino no curso de música da escola municipal de Arte Educação da cidade de Campo Bom/RS
Jhonas Cunha da Silva Hollerbach
p.559-563
Ler Artigo
O Teatro como prática pedagógica
Jocteel Jonatas de Salles, Marli Suzana Carrard Sitta
p.564-567
Ler Artigo
Programa Educavídeo: arte e cinema na educação escolar
Thayse Ludwig Martins, Amanda Menger
p.568-573
Ler Artigo
Projeto de incentivo à leitura criando histórias e personagens com alunos do curso normal para aplicação no ensino fundamental
Sônia Regina Schiavo Seide
p.574-578
Ler Artigo
Projeto gincana cultural egípcia
Claudete Aime
p.579-599
Ler Artigo
Ressignificação dos resíduos urbanos por meio de obra coletiva
Vera Regina do Amaral
p.600-606
Ler Artigo
Roda de viola música raiz sertaneja
Paulo Vianei Hahn Gambim
p.607-612
Ler Artigo
Territórios de criação em dança: Relações entre a universidade e a Escola de Samba Mirim Pica-pau do Loteamento Dunas
João Lucas da Cruz, Catia Carvalho
p.613-618
Ler Artigo
Trajetórias de corpos em movimento: experiências corporais da rede Sesc/RS
Diewerson do Nascimento Raymundo, Eduardo Guedes Pacheco
p.619-628
Ler Artigo
Universo da dança: relato de uma experiência vivida
Robson Bordignon Pólvora, Andrisa Kemel Zanella
p.629-633
Ler Artigo
Vivências revisitadas: o instituto de letras e artes (1969-2010)
Rafaela Inácio Jaques, Priscila Mont-Serrat, Úrsula Rosa da Silva
p.634-638
Ler Artigo
A Experiência Do Deslocamento Escolar
Ariberto de Farias Bauermann Filho, Carmen Lúcia Capra
p.639-644
Ler Artigo
A música como ferramenta terapêutica – Recorte do Projeto Maluco In’Concert / Lajeado
Angélica Nascimento de Castro, Cassiano Danenber, Rodrigo Kochenborger, Tiago da Cunha Canabarro
p.645-649
Ler Artigo
Anotações sobre estranhezas e estranhamentos na formação do professor-artista
Katia Salib Deffaci
p.650-655
Ler Artigo
Antígona: liberdade e tirania em tempos de crise
Roberta Postale, Paulo Gaiger
p.656-660
Ler Artigo
Aprendendo a reciclar: momentos e lembranças utilizando a arte
Helena Maria Linck, Marcia Ines Hartmann
p.661-665
Ler Artigo
Arte e loucura: um possível encontro
Régis Waechter Gonçalves
p.666-670
Ler Artigo
Banda do CIEP: uma experiência em educação musical escolar
Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel
p.671-679
Ler Artigo
Coloniz(arte): relato de experiência de práticas sobre o ensino do processo de colonização da América e suas interdisciplinaridades
Daniela Pereira Brum, Lucas da Silva Pereira
p.680-685
Ler Artigo
Criar e descompor: trabalhando composição coreográfica na escola
Andrisa KemelZanella, Marina Timm Medeiros
p.686-690
Ler Artigo
Educação musical: brincando lendo e aprendendo música na escola
Guilherme da Silva Ramos, Ana Luiza Vier, Romeu Riffatti, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ana Maria Bueno Accorsi
p.691-698
Ler Artigo
Lugares para criar: relato e reflexão sobre ato docente pelo espaço escolar e a concepção de pertencimento
Vitória Luara da Silva, Isabella de Oliveira Almeida, Aline da Silva Pinto
p.699-704
Ler Artigo
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão