Ensinar teatro na educação básica: o que nos contam os professores egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas?

Autores

  • Vanessa Caldeira Leite UFPel

Palavras-chave:

Palavras-chave, Teatro, Educação Básica, Egressos.

Resumo

Resumo: O presente artigo trata de um recorte analítico dos dados coletados para o projeto de pesquisa “Acompanhamento de egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e sua inserção profissional docente”, que tem como objetivo central acompanhar os egressos das seis primeiras turmas do curso que concluíram sua formação docente entre os anos de 2011 a 2016. Visa compreender como o egresso inserido no ensino de teatro desenvolve-se enquanto educador teatral em espaços formais e não-formais de ensino. Quais as barreiras profissionais enfrentadas, quais as perspectivas para a formação continuada e quais são os caminhos da inserção profissional do professor de teatro no cenário atual brasileiro. Busca-se neste artigo apresentar uma discussão acerca das principais dificuldades encontradas no ensino de teatro na escola e suas possibilidades, na visão destes egressos que atuam ou atuaram na educação básica. Para tanto, realiza-se uma análise de conteúdo a partir dos dados coletados através de questionário, tendo em vista as experiências de docência em teatro.

 

Referências

ALLIAUD, A. Las políticas de desarrollo profesional del profesor principiante en el programa de acompañamiento de docentes noveles en su primera inserción laboral de Argentina. Rev. Bras. Educ., Mar 2014, vol.19, no.56, p.229-242.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação. Campinas, Sorocaba/SP, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul, 2011.

BARDAN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.

GONSALVES, E. P. Iniciação à Pesquisa Científica. Campinas/SP: Editora Alínea, 2003.

SILVA, T. T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, T.T. (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1995.

SILVA FILHO, R.L.L.; et all. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p.641-659, set./dez., 2007.

SILVEIRA, R. J. (coord.). Acompanhamento do egresso. UEL, Pró-Reitoria de Planejamento. Londrina, UEL, 2006.

UFPEL. Projeto Pedagógico Curso de Teatro-Licenciatura. Pelotas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Leite, V. C. (2018). Ensinar teatro na educação básica: o que nos contam os professores egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas?. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.70–78. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/589

Edição

Seção

Projeto de Pesquisa, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.