Narrativas sobre a mulher negra e sua permanência na Dança

Autores

  • Gabriela Souza da Rosa UERGS
  • Kátia Salib Deffaci UERGS

Palavras-chave:

Palavras Chave, Mulher Negra, Narrativas Contemporâneas, Descolonização.

Resumo

Resumo:A presente Pesquisa com Trabalho Prático Comentado procura revisitar e expor, através de um trecho da peça Id.Percursos de minha autoria. Sobre questões que incidem sobre o corpo e a figura da mulher negra que utiliza do corpo como ferramenta de diálogo e produção de conhecimento através do gesto dançado. A pesquisa tem a intenção de promover problematizações acerca da corporalidade da mulher negra contemporânea, através de signos, gestos dançados, sons ressoados pela voz em transversalidades sobre gênero, raça e classe. Espera se reler um corpo preto descolonizado para fins em resposta sobre a decolonização do corpo preto e feminino.

 

Biografia do Autor

Gabriela Souza da Rosa, UERGS

PESQUISADORA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DA ARTE NEGRA.

Referências

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Programa de Pós Graduação em Letras – PPGL/UFSM. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Língua e Literatura: Limites e Fronteiras, letras n°26, 2003.

ROACH, Joseph, PARKER, Andrew, SEDGWICK, Eve. Culture and performance in the circum – Atlantic world; Performativity and performance. New York and London, Routledge, 1995.

SABINO, Jorge e RAUL, Lody. Danças de Matriz Africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro, Pallas, 2011.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta de dança-arte –educação. 2° Edição. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

da Rosa, G. S., & Deffaci, K. S. (2018). Narrativas sobre a mulher negra e sua permanência na Dança. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.454–458. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/574

Edição

Seção

Pesquisa Com Trabalho Prático Comentado, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.