Implicações pedagógicas das visitações à Galeria de Arte Loide Schwambach
Palavras-chave:
Palavras-chave, Galeria de Arte, Visitação, Decorrências Pedagógicas.Resumo
Resumo: A pesquisa objetivou conhecer e analisar decorrências pedagógicas desenvolvidas por professoras e estudantes de uma EEEF de Montenegro/RS, a partir de visitações, mediações e ações educativas no projeto Programa Mais Cultura nas Escolas, embasada em Martins e Picosque (2012) e Leite e Ostetto (2005). Com incursões de cunho etnográfico e entrevistas com professoras e estudantes de 3° e 5° ano, investigou-se propostas docentes após a participação nas ações artísticas e culturais na exposição do 6° Salão FUNDARTE/SESC de Arte 10x10 na Galeria de Arte Loide Schwambach. Constatou-se que diversas implicações pedagógicas ocorreram e que a visitação oportunizou, para professoras e alunos, habitualmente sem esta oportunidade, o contato com obras de arte e o consequente desenvolvimento cultural.
Referências
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Arte, só na aula de arte? Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, 2011.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª Edição. São Paulo: Intermeios, 2012.
MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão, 2017.
PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS. Ação Educativa na Galeria de Arte Loide Schwambach – FUNDARTE. 2013. 9p.
SALVADORI, Andreia; PINHEIRO, Jéssica, BRUM, Lucas Pacheco; OLIVEIRA, Tatiane dos Passos; BORN, Patriciane. Ação Educativa na Galeria de Arte Loide Schwambach – Programa Mais Cultura nas Escolas. Editora da FUNDARTE: Anais do 24° Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014, 6p. Disponível em <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/194/294>. Acesso em: 16 jul. 2018.