O cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte

Autores

  • Lúcia Jacinta da Silva Backes Comunicare - Espaço Musica e Arte/Sapiranga/RS/Brasil
  • Tatiane dos Passos de Oliveira EMEF Ana Beatriz Lemos/Montenegro/RS/Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, Cotidiano, Arte e vida, Criação artística.

Resumo

Resumo: Relato de uma experiência sobre a arte imbricada com a vida na perspectiva de Joseph Beuys e Kurt Schwitters a partir de uma discussão de Tessler (1996). O objeto da descrição do relato de experiência é o Projeto Chá de Arte que se caracteriza como espaço em que se propõem temáticas que abrangem diferenças de gênero, étnico-raciais, religiosas, sociais e culturais que falam do cotidiano por meio das linguagens musical e artística visual. O projeto atinge pessoas de todas as idades e não necessariamente ligadas ao chamado circuito artístico. Com o intuito de refletir questões cotidianas, desacomodar o pensamento e despertar curiosidades são levadas proposições que exploram trabalhos de artistas contemporâneos que investigam o fazer cotidiano como disparador de seus processos de criação e ação artísticas.

Referências

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992, p.129-160.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2005.

TESSLER, Elida. Formas e formulações possíveis entre a arte e a vida: Joseph Beuys e Kurt Schwitters. Porto Arte. Porto Alegre, v. 7, n. 11, p. 57-67, mai. 1996.

ZAGONEL, Bernadete. Artes na educação escolar. Curitiba: Ibpex, 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Backes, L. J. da S., & de Oliveira, T. dos P. (2018). O cotidiano como disparador de processos de criação e ação artísticas: Chá de Arte. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.547–551. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/619

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.