Eu no mundo: experiências pedagógicas sobre o tema meio ambiente vivenciada por bebês
Palavras-chave:
Palavras-chave, experimentação, interdisciplinaridade, bebês.Resumo
Resumo: o presente relato de experiências aborda uma prática pedagógica realizada com cinco bebês entre oito meses e um ano de idade, alunos de uma Instituição de Educação Infantil localizada em Vendinha no município de Triunfo –RS. A partir do tema meio ambiente objetivei proporcionar aos bebês a experimentação e o contato com elementos da natureza entrelaçando-os com a poesia, a música, o movimento, a linguagem, a cultura e a natureza por meio da interdisciplinaridade.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brincadeira e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil: manual de orientação pedagógica: módulo 1. Brasília: MEC/SEB, 2012.
HOPPE, Martha Marlene Wankler; WOLFFENBÜTTEL, Cristina. Educação e interdisciplinaridade: perspectivas para a formação de professores. São Leopoldo: Oikos, 2014.
ORTIZ, Cisele. CARVALHO. Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção Interações)
PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. Porto Alegre: Sulinas, 2008.