Eu no mundo: experiências pedagógicas sobre o tema meio ambiente vivenciada por bebês

Autores

  • Lucélia Aparecida Essvein Triunfo/RS/Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, experimentação, interdisciplinaridade, bebês.

Resumo

Resumo: o presente relato de experiências aborda uma prática pedagógica realizada com cinco bebês entre oito meses e um ano de idade, alunos de uma Instituição de Educação Infantil localizada em Vendinha no município de Triunfo –RS. A partir do tema meio ambiente objetivei proporcionar aos bebês a experimentação e o contato com elementos da natureza entrelaçando-os com a poesia, a música, o movimento, a linguagem, a cultura e a natureza por meio da interdisciplinaridade.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brincadeira e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil: manual de orientação pedagógica: módulo 1. Brasília: MEC/SEB, 2012.

HOPPE, Martha Marlene Wankler; WOLFFENBÜTTEL, Cristina. Educação e interdisciplinaridade: perspectivas para a formação de professores. São Leopoldo: Oikos, 2014.

ORTIZ, Cisele. CARVALHO. Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção Interações)

PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. Porto Alegre: Sulinas, 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Essvein, L. A. (2018). Eu no mundo: experiências pedagógicas sobre o tema meio ambiente vivenciada por bebês. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.517–521. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/614

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.