Territórios de criação em dança: Relações entre a universidade e a Escola de Samba Mirim Pica-pau do Loteamento Dunas

Autores

  • João Lucas da Cruz UFPel
  • Catia Carvalho UFPel

Palavras-chave:

Palavras – chaves, composição coreográfica, comunidade, docência em dança.

Resumo

Resumo: O presente texto caracteriza-se por ser um relato de experiência da prática realizada no Projeto de extensão COREOLAB vinculado ao Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Esse trabalho se deu por uma parceria do projeto com a Escola de Samba Mirim Pica Pau, onde foi trabalhado criação em dança coreografando a comissão de frente da Escola com crianças de 7 a 12 anos da comunidade Dunas na cidade de Pelotas, comunidade essa vista como marginal, os encontros aconteceram na Associação dos Moradores do Bairro Dunas concretizando ainda mais a parceria com a universidade e o bairro, criando assim um vínculo com mais uma comunidade de Pelotas.

 

Referências

CERTAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MANCHUR, J; SURIANI, A.L.A; CUNHA, M.C.; A CONTRIBUIÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GRADUANDOS DE LICENCIATURAS. Revista Conexão UEPG. Ponta Grossa. v.9, n.2. p. 334-341, julho -dezembro 2013.

RODRIGUES, A.L.L; PRATA, M.S.; BATALHA, T.B.S.; CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA SOCIEDADE. Cadernos da graduação – Ciências Humanas e Sociais. Aracaju. v.1, n.16. p.141-148, março 2013.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

da Cruz, J. L., & Carvalho, C. (2018). Territórios de criação em dança: Relações entre a universidade e a Escola de Samba Mirim Pica-pau do Loteamento Dunas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.613–618. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/591

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.