O surgimento do contador de histórias e sua manifestação no desenvolvimento de metodologias de ensino de Arte e na formação de espectadores

Autores

  • Carlos Eduardo de Oliveira Prado UFPel

Palavras-chave:

Palavras-chave, contação de histórias, formação de si, espectador.

Resumo

Resumo: Este artigo surge a partir de um recorte do projeto desenvolvido no Programa de Mestrado em Artes Visuais, na linha de Ensino de Arte e Educação Estética da Universidade Federal de Pelotas. A partir da formação de si, este artigo propõe-se apresentar a origem do contador de histórias e a diferenciação entre o contador de histórias tradicional e o contemporâneo. Além disso, propõe aproximar a prática de contação de histórias à manifestação teatral, utilizando-se da mesma como propulsora de metodologias de arte educação, em especial o Drama, de Beatriz Ângela Cabral, bem como pensar a fruição durante a contação de histórias e auxiliar na formação de espectadores.

 

Referências

BERNARDINO, Andreza Dalla; SOUZA, Linete Oliveira de. “A contação de histórias como estratégia de pedagógica na educação infantil e ensino fundamental”. In: Educere et Educare: Revista de educação, vol. 6, nº 12, 2011.p.235-249. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/ 4643/4891>. Último acesso em 15 de setembro de 2018.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Rio de Janeiro: EDUFRN, 2004.

MATIAS, Lígia Borges. “O valor da narrativa na pós-modernidade”. In: TERNO, Giuliano (org). A arte de contar histórias: abordagem poética, literária e performática. 1ª ed. São Paulo: Ícone, 2010. p.71-88.

MATOS, Gislayne Avelar, SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

MONTHERO, Wagner. “Em processo: imagens e memórias como materiais de criação no contexto do drama”. In: Urdimento, nº 17, 2011.p.165-171. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/ urdimento/article/view/3368/2431>. Último acesso em em 15 de setembro de 2018.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

Prado, C. E. de O. (2018). O surgimento do contador de histórias e sua manifestação no desenvolvimento de metodologias de ensino de Arte e na formação de espectadores. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.166–174. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/567

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.