Pintura mural: a dimensão sensível como modo de resistência

Autores

  • Ivan Jeferson Kappaum UNISC

Palavras-chave:

Palavras-chave, Arte-Educação, Pintura mural, Sensível.

Resumo

Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da dimensão do sensível nas relações em arte-educação no tempo e espaço escolar de uma instituição de educação básica da rede municipal de Santa Cruz do Sul. Contexto marcado pelo modo racional de vivenciar artes, utilitarista e decorativo, o que se configurou como um grande desafio em promover percepções poéticas de produção de sentido. A proposta iniciou com a exploração de diferentes materiais e técnicas, de modo a criar repertório mínimo para construir projetos de pintura mural. Selecionar elementos gráficos de cada aluno na elaboração do projeto sempre foi uma preocupação. Tal processo permitiu aos alunos perceberem o trabalho do colega, bem como o próprio, valorando significativamente as produções, entendendo-as como algo único e inigualável, suscitando muitas reflexões acerca da escuta sensível das aspirações dos alunos diante do diálogo com artes. A partir da proposta de elaborar pinturas nos muros da escola, todo o processo de construção de projetos para os murais buscou provocar sensações e percepções que provocassem outros modos – poético, sensível – de habitar o tempo e espaço da escola. Dinâmica que permitiu aos alunos se perceberem autores singulares de suas produções igualmente singulares, constituindo movimentos de resistência aos modos utilitaristas e redutores da experiência poética na escola.

Referências

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: Escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010. – (coleção Ágere)

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte Contemporânea e educação – ou a arte de conceber centauros. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim. (Org). Estudos Culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ed. ULBRA, 2012.

RICHTER, Sandra R. S. O sensível sob o admirar filosófico. Educação & Realidade, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, v. 30, n. 2, p. 187-202, jul./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Kappaum, I. J. (2018). Pintura mural: a dimensão sensível como modo de resistência. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.362–370. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/551

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.