Lugares para criar: relato e reflexão sobre ato docente pelo espaço escolar e a concepção de pertencimento

Autores

  • Vitória Luara da Silva UERGS
  • Isabella de Oliveira Almeida UERGS
  • Aline da Silva Pinto UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Lugares para criar, Estágio Supervisionado em Dança, Ressignificação do pertencimento.

Resumo

Resumo: Apresenta-se aqui o relato do Estágio Supervisionado em Dança II realizado durante o primeiro semestre de 2018, em Porto Alegre/RS. Foi desenvolvido o tema intitulado Lugares para criar: experimentações em dança no espaço escolar, com duas turmas de ensino médio, constituídas por educandas/os entre 14 e 18 anos. Objetivou-se desenvolver trabalho exploratório em dança no espaço escolar para além da sala de aula e, a partir disso: estabelecer diálogo constante sobre o fazer artístico e seus multi-lugares; (re)conhecer lugares específicos da escola como possibilidades desse diálogo; compreender dança como área de conhecimento; e propor um ambiente de análises críticas, poéticas e contextualizadas. Com isso, busca se articular neste relato a reflexão do ato docente neste múltiplo espaço escolar e a concepção de pertencimento destas/es estudantes. Portanto, este diálogo se estabelecerá com as autoras/es MARQUES (2003), STRAZZACAPPA (2001; 2012), RENGEL (1992), UTUARI, LIBÂNEO, SARDO e FERRARI (2013), PEREC (2009), Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), Lições do Rio Grande (2009), LABAN (1990) e FERNANDES (2002) que orientaram a atuação docente; e ALVES (1999), VEIGA (2009), CORTELLA e RIBEIRO (2012) e CORTELLA (2016) que inspiram a reflexão. Atingiu-se os objetivos estabelecidos para o estágio e se instigou a reflexão a respeito da ressignificação do pertencimento da/o adolescente e jovem, principalmente no contexto escolar e de ensino aprendizagem, da perspectiva do ato docente. Consideram-se articulações pertinentes à formação acadêmica em licenciatura visando o ensino da Arte em tempos de crise.

Referências

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: O dilema da educação. São Paulo: Edições Layola, 1999.

CORTELLA, Mário Sérgio. Por que fazemos o que fazemos?: aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016.

CORTELLA, Mário; RIBEIRO, Renato. Política: Para não ser idiota. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2012.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Semtec/MEC, 1999.

PEREC, Georges. Escadarias I. In.: A vida modo de usar: romances. Trad: Ivo Barroso. São Paulo. Companhia das Letras, 2009.

RENGEL, Lenira P; MOMMENSOHN, Maria. O Corpo e o Conhecimento: dança educativa. Série Ideias. p. 99 - 109, 1992.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Dança. In: Lições do Rio Grande: Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Artes e Educação Física. Vol.: II. Governo do Estado Do Rio Grande do Sul. p. 72-84. 2009.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In

FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2012.

______. A Educação e a Fábrica de Corpos: A dança na escola. Cadernos CEDES, Campinas, V. 53. p. 69-83, 2001.

UTUARI, Solange; FERRARI, Pascoal; LIBÂNEO, Daniela; SARDO, Fábio. A criação: Lugares para criar. In: Por toda parte: volume único. São Paulo. FTD.

p.121-131. 2013.

______. A criação: Conexões: Arte e Ciências - Todo mundo cria! In: Por toda parte: volume único. São Paulo. FTD. p.119. 2013.

______. Tudo o que me compõe. In: Por toda parte: volume único. São Paulo. FTD. p. 242-264. 2013.

VEIGA, Ilma. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola. Brasília. p. 163-171, 2009.

.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

da Silva, V. L., Almeida, I. de O., & Pinto, A. da S. (2018). Lugares para criar: relato e reflexão sobre ato docente pelo espaço escolar e a concepção de pertencimento. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.699–704. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/633

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)