Lugares para criar: relato e reflexão sobre ato docente pelo espaço escolar e a concepção de pertencimento
Palavras-chave:
Palavras-chave, Lugares para criar, Estágio Supervisionado em Dança, Ressignificação do pertencimento.Resumo
Resumo: Apresenta-se aqui o relato do Estágio Supervisionado em Dança II realizado durante o primeiro semestre de 2018, em Porto Alegre/RS. Foi desenvolvido o tema intitulado Lugares para criar: experimentações em dança no espaço escolar, com duas turmas de ensino médio, constituídas por educandas/os entre 14 e 18 anos. Objetivou-se desenvolver trabalho exploratório em dança no espaço escolar para além da sala de aula e, a partir disso: estabelecer diálogo constante sobre o fazer artístico e seus multi-lugares; (re)conhecer lugares específicos da escola como possibilidades desse diálogo; compreender dança como área de conhecimento; e propor um ambiente de análises críticas, poéticas e contextualizadas. Com isso, busca se articular neste relato a reflexão do ato docente neste múltiplo espaço escolar e a concepção de pertencimento destas/es estudantes. Portanto, este diálogo se estabelecerá com as autoras/es MARQUES (2003), STRAZZACAPPA (2001; 2012), RENGEL (1992), UTUARI, LIBÂNEO, SARDO e FERRARI (2013), PEREC (2009), Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), Lições do Rio Grande (2009), LABAN (1990) e FERNANDES (2002) que orientaram a atuação docente; e ALVES (1999), VEIGA (2009), CORTELLA e RIBEIRO (2012) e CORTELLA (2016) que inspiram a reflexão. Atingiu-se os objetivos estabelecidos para o estágio e se instigou a reflexão a respeito da ressignificação do pertencimento da/o adolescente e jovem, principalmente no contexto escolar e de ensino aprendizagem, da perspectiva do ato docente. Consideram-se articulações pertinentes à formação acadêmica em licenciatura visando o ensino da Arte em tempos de crise.Referências
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: O dilema da educação. São Paulo: Edições Layola, 1999.
CORTELLA, Mário Sérgio. Por que fazemos o que fazemos?: aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016.
CORTELLA, Mário; RIBEIRO, Renato. Política: Para não ser idiota. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2012.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Semtec/MEC, 1999.
PEREC, Georges. Escadarias I. In.: A vida modo de usar: romances. Trad: Ivo Barroso. São Paulo. Companhia das Letras, 2009.
RENGEL, Lenira P; MOMMENSOHN, Maria. O Corpo e o Conhecimento: dança educativa. Série Ideias. p. 99 - 109, 1992.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Dança. In: Lições do Rio Grande: Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Artes e Educação Física. Vol.: II. Governo do Estado Do Rio Grande do Sul. p. 72-84. 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In
FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2012.
______. A Educação e a Fábrica de Corpos: A dança na escola. Cadernos CEDES, Campinas, V. 53. p. 69-83, 2001.
UTUARI, Solange; FERRARI, Pascoal; LIBÂNEO, Daniela; SARDO, Fábio. A criação: Lugares para criar. In: Por toda parte: volume único. São Paulo. FTD.
p.121-131. 2013.
______. A criação: Conexões: Arte e Ciências - Todo mundo cria! In: Por toda parte: volume único. São Paulo. FTD. p.119. 2013.
______. Tudo o que me compõe. In: Por toda parte: volume único. São Paulo. FTD. p. 242-264. 2013.
VEIGA, Ilma. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola. Brasília. p. 163-171, 2009.
.