A dança dos mascarados de Poconé: considerações gerais
Palavras-chave:
Palavras-chave, História, Manifestação, Dança dos mascarados de Poconé.Resumo
Resumo: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Laboratório de Danças Folclóricas, do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, que se deu a partir da proposta de fazer uma busca e apresentação sobre uma manifestação folclórica brasileira pouco conhecida. Nesse caso, a Dança dos Mascarados de Poconé.
Inicialmente a orientação foi do prof. Thiago Silva de Amorim Jesus. A pesquisa teve continuidade no âmbito do Projeto de Pesquisa Aspectos Históricos da Dança no Rio Grande do Sul, sob orientação da Profª. Carmen Anita Hoffmann.
A Dança dos Mascarados de Poconé é uma manifestação folclórica da cidade de Poconé, localizada no Estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. A cidade é caracterizada pela vida rural, com ênfase na agropecuária, além da extração de ouro e de um potencial turístico forte.
O estudo está pautado em investigação em sites e artigos, cotejado por uma entrevista com um membro integrante da diretoria do grupo que apresenta a dança, senhor João Grande.
Apesar de circular a informação de que se trata de uma dança local, algumas fontes relatam que seu surgimento diverge sobre a origem da mesma, prevalecendo as afirmações de que ela é indígena e sofreu influências de outros povos, especialmente os europeus.
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Folclore. São Paulo: Ed. Brasiliense S.A, 1984.
BURKE, Peter. A cultura popular na Idade Moderna. São Paulo. São Paulo: Cia da Letras, 1989.
CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ed. Global. 1980.
CERBINO, Ana Beatriz. História da Dança: considerações sobre uma questão sensível. In: Lições de Dança 5. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2005.
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Teoria da história e a reabilitação da oralidade: convergência de um processo. Pesquisa. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura(auto)biográfica: fundamentos e metodologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004b
GIFFONI, Maria Amália Corrêa. Danças Folclóricas Brasileiras. 3. ed., São Paulo: Melhoramentos, 1973.
KLINTOWITZ, Jacob. Máscaras Brasileiras. São Paulo: Rhodia S. A,1986.
MONTEIRO, Marianna Francisca Martins. Dança Popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2011.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5ª ed, São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
SANTOS, Shaiane Beatriz dos. DESVENDANDO A DANÇA DOS MASCARADOS DE POCONÉ. Revista Seminário de História da Arte. Pelotas. Volume 01, Nº 07, fev. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/13486/8256>. Acesso em: 18 de setembro de 2018.
Dissertações e Teses
AMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na dança dos mascarados. 2015, 122 f. Dissertação (Estudos de Cultura Contemporânea)- Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2015.
FIGUEIREDO, Bruna; FIGUEIREDO, Jessyé; OYADOMARI, Luciana. Dança dos mascarados: um atrativo turístico em potencial na região do Pantanal. Multitemas, n. 27, 2016.
HOFFMANN, Carmen Anita. A trajetória histórica do curso de dança da UNICRUZ: 1998-2010. 2015, 217f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pós-Graduação em História, PUCRS, Porto Alegre, 2015.
Depoimento
GRANDE, João. Entrevista concedida a Shaiane Beatriz dos Santos. Pelotas, 16 de junho de 2017
Sites
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/pocone/panorama > Acesso em 18 de setembro de 2018.
SANTANA, Ana Lucia. História das mascaras. Info Escola, 2018 <https://www.infoescola.com/artes/historia-das-mascaras/> Acesso em 15 de fevereiro de 2018
Dança dos Mascarados: uma das manifestações culturais mais antigas do Mato Grosso. Brasil imperdível, 2011. Disponível em: Acesso em 18 de setembro de 2018.