Universo da dança: relato de uma experiência vivida

Autores

  • Robson Bordignon Pólvora UFPel
  • Andrisa Kemel Zanella UFPel

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Dança, brincadeiras e jogos, Anos Iniciais.

Resumo

Resumo: Este trabalho busca dar visibilidade para a prática docente desenvolvida com os alunos do primeiro ano de uma escola pública do município de Pelotas-RS, no ano de 2017, a partir do projeto de ensino “Dançar através de brincadeiras e jogos”. Como fontes basilares a fundamentar a discussão sobre dança, educação e escola destacam-se: Barbosa (1978), Marques (2012) e Cardozo e Vieira (2007). A proposta, inspirada no calendário escolar, valeu-se das vivências dos alunos, abordando a dança pelos elementos do imaginário infantil, ampliando o repertório artístico das crianças. Neste sentido, foi possível compreender que os processos de ensino e aprendizagem puderam oferecer resultados, tais quais adentravam a ampliação da imaginação, criatividade e exploração das capacidades corporais dos alunos, antes mesmo do término do período de estágio. Tal prática propiciou um vínculo amplo na relação professor/aluno, compreendendo que o ensino da dança pode ser uma via de mão dupla, onde os alunos experimentaram novas possibilidades, enquanto o estagiário reconheceu a importância de seu papel enquanto arte-educador.

Referências

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) - arte. Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 116p.

CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia: UEJ: Rio de Janeiro, ano 7, n.01, 1°Semestre de 2007.

MARQUES, I. A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2012. p. 15-70.

BÓGEA, I. C.; BORGES, L. P.; PENA, A. Aconchegando o corpo na escola: as perspectivas. In: BRASIL. O Corpo na escola. SALTO PARA O FUTURO. Ano XVII, Boletim 4. Brasília, MEC, 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Pólvora, R. B., & Zanella, A. K. (2018). Universo da dança: relato de uma experiência vivida. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.629–633. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/594

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.