Banda do CIEP: uma experiência em educação musical escolar

Autores

  • Lucas Nascimento Braga Silva UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Educação Musical, Banda marcial, Vivência.

Resumo

Resumo: Este relato de experiência, em seu objetivo principal, objetiva compartilhar vivências em uma banda marcial de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Montenegro, bem como analisar alguns pontos relevantes que contribuíram neste trabalho, como a historicidade das bandas no Brasil e a metodologia adotada para a realização do trabalho com a banda em questão. Aponta-se, também, a importância da existência de trabalhos como este para o aprendizado musical dos alunos envolvidos, e como as bandas têm se organizado nos espaços escolares onde as mesmas acontecem, abrindo caminho para as colocações sobre a educação musical promovida pela mesma. Destaca-se, também, neste trabalho, a importância da vivência como regente na banda colocada por sua contribuição na construção docente a partir dos atravessamentos pedagógicos permitidos por tal vivência, bem como as bandas marciais têm contribuindo para a educação musical nas escolas.

 

Biografia do Autor

Lucas Nascimento Braga Silva, UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA: LICENCIATURA 

Referências

AMORIM, Herson Mendes. Contribuições das bandas de música para a formação do instrumentista de sopro que atua em Belém do Pará. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Natal, 2013.

ALVES, Cristiano Siqueira. Uma proposta de análise do papel formador expresso em bandas de música com enfoque no ensino da clarineta. Dissertação. Mestrado em Música. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 1999.

BRASIL. Manual operacional do Programa Escola Aberta. Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação-FNDE. s/d. Disponível em: <ftp://ftp.fnde.gov.br/web/escola_aberta/manual_operacional.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

CAMPOS, Nilceia Protásio. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, n. 9, p. 103-111, mar. 2008. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/264/195>. Acesso em: 18 set. 2018.

HIGINO, E. Um século de tradição: a banda de música do colégio Salesiano Santa Rosa. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais)–Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2094/CPDOC2006ElizeteHigino.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 17-25, set. 2004. Disponível em: < http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed11/revista11_artigo2.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

LIMA, M. A. de. A banda e seus desafios: levantamento e análise das táticas que a mantêm em cena. Dissertação (Mestrado em Artes)–Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284167/1/Lima_MarcosAureliode_M.pdf> Acesso em: 18 set. 2018.

PENNA, Maura et al. O programa mais educação e a banda escolar: a atualização de uma tradição. Revista Plures Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, p. 40-59. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/245>. Acesso em: 18 set. 2018.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, p. 99 - 107, mar. 2004. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/367>. Acesso em: 18 set. 2018.

Downloads

Publicado

30/11/2018

Como Citar

Braga Silva, L. N., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). Banda do CIEP: uma experiência em educação musical escolar. Seminário Nacional De Arte E Educação, 26(26), p.671–679. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/603

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>