Escolas multisseriadas: um estudo de flauta doce com estudantes de diversas idades

Autores

  • Alissa Maria Bracht UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, educação musical, escola multisseriada, flauta doce.

Resumo

Resumo: O presente trabalho investigou sobre o ensino de flauta doce e sua utilização no meio musical de uma escola multisseriada no município de Teutônia. Escolhi este tema, pois o mesmo está relacionado ao meu cotidiano, como professora de iniciação instrumental, com 15 estudantes do 2° a 5° ano, em uma faixa etária entre 7 a 10 anos, com o ensino da flauta doce. A metodologia adotada foi à modalidade de pesquisa-ação, sendo a coleta de dados e documentos e após a realização de experiência através dos dados coletados e previamente estudados. O referencial teórico utilizado inclui os trabalhos de Swanwick (2003), Beineke (2007). Como resultado desta investigação, observei o processo de ensino da flauta doce de estudantes com idades variadas na mesma sala de aula, através de atividades que trabalhassem com a prática de: apreciação, composição, execução e apresentação. Além do mais, uma das vantagens desta pesquisa foi o aprofundamento do conhecimento dos alunos que certamente constará ao decorrer do trabalho.

Referências

BEINEKE, Viviane. Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais. P. 45-60,Santa Maria, RS, 2012.

BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Porto Alegre, RS, 2009.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo, SP, 2003.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Bracht, A. M., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). Escolas multisseriadas: um estudo de flauta doce com estudantes de diversas idades. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.300–308. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/545

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>