Trajetórias de corpos em movimento: experiências corporais da rede Sesc/RS

Autores

  • Diewerson do Nascimento Raymundo SESC/RS - Arte e Educação
  • Eduardo Guedes Pacheco UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, corpo em movimento, dança e teatro na escola, educação infantil.

Resumo

Resumo: o texto a seguir discorre sobre algumas vivências, estudos e aproximações que as Escolas de Educação Infantil e o Projeto Habilidades de Estudo da Rede Sesc/Rs localizadas em 21 cidades gaúchas têm realizado desde 2017 a partir do projeto Trajetórias Corporais: compartilhando experiências sobre corpo e movimento, otimizado pelo Departamento Regional do Sesc/RS no intuito de incentivar ações interdisciplinares entre pedagogos, educadores físicos e agentes culturais sobre a corporeidade e a importância de articular a linguagem da dança no cotidiano escolar. A instituição referida vem promovendo reflexões, formações presenciais e virtuais a fim de instigar seu grupo de educadores a criarem suas próprias práticas corporais fundamentadas pela brincadeira e pela ludicidade. As vivências são elaboradas através de proposições interdisciplinares atentas à diversidade de ritmos, corpos e narrativas que povoam os diferentes espaços educativos, respeitando as faixas etárias e especificidades dos grupos de crianças atendidas. Como ponto de partida buscamos apoio no trabalho dos grupos Segni Mossi (LUMARE;LOBEFARO, 201-?) e Yoga dos Bichos (GUIMARÃES, 201-?), buscando a proposição de exercícios que convidam adultos e crianças a experimentarem outras formas de se relacionar corporalmente consigo mesmos e com os outros através de jogos e brincadeiras que não estão pautadas na oralidade, mas sim, na comunicação não-verbal.

Referências

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016.

BARBA, Eugenio. SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Editora Hucitec,1995.

CAMARGO, Daiana. O brincar corporal na educação infantil: reflexões sobreo educador, sua ação e formação. Curitiba: Intersaberes, 2014.

FRUDAKIS, Zenos. FREEDOM. [Escultura em bronze]. Estados Unidos-Filadélfia, 2001.

GIRARD, V.; CHALVIN, M.J. Um corpo para compreender e aprender. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1ª. São Paulo: Digitexto, 2010.

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Registros de domínio interno, produzidos textualmente pelas cidades participantes do projeto. Rio Grande do Sul, 2018.

RAYMUNDO, Diewerson do N. Trajetórias corporais compartilhando experiências sobre corpo e movimento nos espaços educativos do Sesc/Rs In Revista EducaSesc. Porto Alegre: Pubblicato, 2017.P.33-35. Disponível em: https://www.sesc-rs.com.br/educacao/revistaeducasesc. Acesso em: 15 de setembro de 2018.

SESC. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Rio de Janeiro: Departamento Nacional do Sesc, 2015.

LUMARE, Alessandro; LOBEFARO, Simona. Segni Mossi. Web. Itália, 201-?. Disponível em: https://www.segnimossi.net/it. Acesso em 15 de setembro de 2018.

GUIMARÃES, João. Yoga dos Bichos. Web. São Paulo, 201-?. Disponível em: http://yogadosbichos.art.br Acesso em: 15 de setembro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Raymundo, D. do N., & Pacheco, E. G. (2018). Trajetórias de corpos em movimento: experiências corporais da rede Sesc/RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.619–628. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/592

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)