Experimentos Coreográficos: relato sobre o estágio em dança no espaço não formal

Autores

  • Carolina Martins Portela UFPel
  • Andrisa Kemel Zanella UFPel

Palavras-chave:

Palavras – chaves, composição coreográfica, docência em dança, educação.

Resumo

Resumo: O presente texto caracteriza-se por ser um relato de experiência da prática realizada no Estágio em Dança II, do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. A proposta teve duração de três meses e centrou-se em “Experimentos coreográficos”, a partir da perspectiva colaborativa, em que os participantes eram intérpretes criadores. Em onze encontros foram abordados diversos conteúdos relacionados com criação coreográfica entre eles, a criação de figurinos, a composição coreográfica, a escolha do tema, edição da trilha sonora, experimentação cênica. Durante o estágio pude perceber que é possível criar e desdobrar as atividades, envolvendo os alunos colaborativamente em diferentes funções, fazendo com que eles sejam parte do processo, assim, demonstrando a sua importância no lugar de criação/experimentação.

Referências

CORRÊA, Josiane F. e HOFFMANN, Carmen A. A composição coreográfica nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Informe C3. V.05. 2014. p. 102-116.

LOBO, Lenora e NAVAS, Cássia. Arte da Composição: Teatro do Movimento: Improvisação e pesquisa: levantamento de materiais e ideias de movimento. Brasília: LGE Editora, 2008. P. 119-125.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Portela, C. M., & Zanella, A. K. (2018). Experimentos Coreográficos: relato sobre o estágio em dança no espaço não formal. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.530–535. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/616

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.