Educação musical: brincando lendo e aprendendo música na escola

Autores

  • Guilherme da Silva Ramos UERGS
  • Ana Luiza Vier UERGS
  • Romeu Riffatti UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS
  • Ana Maria Bueno Accorsi UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Extensão, Leitura, Contação de Histórias.

Resumo

Resumo: O presente relato é resultado de uma pesquisa em andamento realizada junto ao projeto de extensão “Educação Musical: Brincando, Lendo e Aprendendo Música na Escola”, uma parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montenegro (SMEC). É desenvolvido junto ao curso de Licenciatura em Música bem como ao Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”. Têm como objetivo a inserção efetiva da educação musical na Rede Municipal de Montenegro-RS, em escolas de nível fundamental e infantil. Além disso, busca difundir o gosto pela leitura e pela música junto à realização de saraus literários e artísticos, bem como momentos de apreciação em audiência. Têm como método a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) que sugere as etapas de observação do espaço de desenvolvimento do trabalho junto ao planejamento, implementação das atividades, avaliação e reflexão, novo planejamento e implementação. Entendendo que a pedagogia da música “ocupa-se com as relações entre pessoa(s) e música(s) sob os aspectos de apropriação e transmissão” (KRAEMER, 2000), a ludicidade, o jogo (HUIZINGA, 2005) a leitura, a criação e a sonorização de histórias (ABRAMOVICH, 1997; BRITTO, 2003) relacionam-se aos objetivos músico-pedagógicos. Objetiva-se então, desenvolver atividades nos espaços escolares de forma a contribui para o desenvolvimento da escola bem como dos licenciandos em sua formação inicial.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2005.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre: UFRGS, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, abr./nov. 2000.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.

MATEIRO, Teresa; SILVA, Carolina. Ouvir, Apreciar, Cantar, Tocar e Criar: Uma Experiência na Oficina de Música. XII Encontro Anual da ABEM, Anais... Florianópolis, 2003, CD-Rom.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PLATAFORMA VIRTUAL. <http://brincandolendoeaprendendomusica.pbworks.com/w/page/127253747/FrontPage>

SAVIANI, Demerval. Educação, cidadania e transição democrática. In: COVRE, Maria de Lourdes Manzini (Org.). A cidadania que não temos. São Paulo. Brasiliense, 1986.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Ramos, G. da S., Vier, A. L., Riffatti, R., Wolffenbüttel, C. R., & Accorsi, A. M. B. (2018). Educação musical: brincando lendo e aprendendo música na escola. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.691–698. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/632

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>