Museu portátil: jogo e aprendizagem em Artes Visuais

Autores

  • Andrea Hofstaetter Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino de Artes Visuais, Jogo educativo, Objeto Propositor

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um processo de criação de jogo educativo, desenvolvido pelo Núcleo de Criação de Objetos de Aprendizagem para Artes Visuais (NOA) – UFRGS em parceria com o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS). O jogo intitula-se Museu Portátil e visa aproximar o público escolar de produções artísticas que integram o acervo desse importante museu de nosso Estado. A proposta se insere nas discussões sobre novas práticas de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, com a integração de jogos e objetos propositores em contextos educacionais. O projeto pretende promover, também, a integração entre museu, universidade e escola.

Biografia do Autor

Andrea Hofstaetter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Possui Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas, pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - FEEVALE (1994). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Atuou como professora na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) - Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura, em convênio com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); foi professora do Instituto Superior de Educação Ivoti e professora do Instituto de Educação Ivoti. Atua principalmente na área de Ensino de Artes Visuais e de História, Teoria e Crítica das Artes Visuais. Participa do grupo de pesquisa GEARTE - Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - FACED/UFRGS.

Referências

HOFSTAETTER, Andrea; Martins, Thayse Ludwig. (2016). Conhecendo o acervo do MACRS através de um jogo educativo . In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. Lisboa Vol. 4, n. 1 (2016), p. 142-151.

HUIZINGA, Johan. (2005). Homo ludens: O jogo como elemento de cultura. 5 ed. São Paulo: Perspectiva.

MARTINS, Mirian Celeste (org). (2005). Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes. Pós-Graduação. V.1, n.1, outubro de 2005.

UTUARI, Solange. (2012). O professor propositor. In: Anais do 23º Seminário Nacional de Arte e Educação: Arte: Mediações, compartilhamentos e interações. Montenegro: Ed. da FUNDARTE.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Hofstaetter, A. (2018). Museu portátil: jogo e aprendizagem em Artes Visuais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.343–354. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/549

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.