Colaboração como Princípio

Autores

  • Maria Amélia Gimmler Netto UFPel

Palavras-chave:

Palavras - chave, Processo colaborativo, Encenação, Princípios criativos

Resumo

Resumo: O texto apresenta um relato de pesquisa de doutorado em andamento realizada pela autora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com início em 2017. Será abordada a ideia de Princípios fundamentais identificados em processos criativos articulada pela pesquisadora professora Sônia Rangel. Também serão tratadas questões de pesquisa referentes à ideia de Processos colaborativos de criação em teatro. Para tanto a autora apresentará três experiencias práticas de criação cênica, realizadas em ambiente universitário, sendo elas: a encenação Jogatina apresentada em Pelotas/RS, entre 2014 e 2015, o espetáculo Combate: corpos mortos, vivos e por vir apresentado em Pelotas e Jaguarão/RS, entre 2016 e 2017 e o exercício cênico Transumantes realizado em Salvador em 2017.

Referências

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. In: Revista Sala Preta v.6, São Paulo: ECA/USP, 2006;

BÜCHNER, George. Woyzeck. Tradução Tércio Redondo. São Paulo: Hedra, 2003;

DREXLER, Jorge. Movimiento. Álbum Salva Vidas de Hielo. Madrid:Warner Music, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

KOLTÈS, Bernard Marie. Combate de negro e cães. In: Teatro de Bernard-Marie Koltès. Tradução Letícia Coura. São Paulo: Editora Hucitec, 1995.

NETTO, Maria Amélia Gimmler. FERNANDES, Fernanda Vieira.“Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas”: encenação em processo colaborativo de criação teatral in: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Edição Especial - V EnProCult. v. 3, Jaguarão: Claec, 2017.

NETTO, Maria Amélia Gimmler. PIBID Teatro UFPel e Jogatina de cenas: entrelaçamento de ações entre universidade e escola. (pag. 63) in: Cadernos do GIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Comtemporaneidade, Imaginário e Teatralidade /Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - No38, Salvador: UFBA/PPGAC, 2017.

PICON VALLIN, Béatrice. La création collective au Théâtre du Soleil. L’avant-scène théâtre, n° 1284-1285 - pp. 86-97 - 1er juillet 2010. Disponível em: http://www.theatre-du-soleil.fr/thsol/apropos-du-theatre-du-soleil/le-theatre-du-soleil/article/la-creation-collective-au-theatre?lang=fr. (Visitado em 03/06/2017).

RANGEL, Sonia. Processos de Criação: Atividade de Fronteira. Revista eletrônica de Artes Cênicas, Cultura e Humanidades "TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DA CENA” 2006. (Disponível em: http://kinokaos.net/tfc/geral20061/pdf/srangel.pdf.).

RANGEL, Sônia. Trajeto Criativo. Lauro de Freitas: Solisluna, 2015.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Netto, M. A. G. (2018). Colaboração como Princípio. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.101–110. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/561

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.