A música como ferramenta terapêutica – Recorte do Projeto Maluco In’Concert / Lajeado

Autores

  • Angélica Nascimento de Castro Assistente Social, UNOPAR; APS Univates, Lajeado/RS/Brasil
  • Cassiano Danenber Técnico em Enfermagem, Secretaria Municipal da Saúde de Lajeado/RS/Brasil
  • Rodrigo Kochenborger FUNDARTE e APS UNIVATES Regente e Educador Musical Bacharel em Regência Coral/UFRGS; pós-graduado em Educação Musical/CENSUPEG
  • Tiago da Cunha Canabarro Profissional de Educação Física, UNISC, APS UNIVATES, Lajeado/RS/Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, Música, Saúde Mental, Infância e Adolescência.

Resumo

Resumo: O presente relato trata-se de uma experiência exitosa com atividade musical no Caps IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) - Crescer, no município de Lajeado; sendo este apenas um recorte de um amplo trabalho realizado na saúde mental do município e região e também um dos mais potentes e resolutivos no sentido de cuidado e atenção psicossocial. Aborda-se o relato da experiência, da atividade prática e dos ensaios musicais realizados com adolescentes entre 13 e 18 anos e equipe profissional.

 

Referências

ZANDER, Oscar. Regência Coral. Porto Alegre: Movimento, 2003.

LACERDA, Osvaldo. Compêndio de teoria elementar da música. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1996.

MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed,1980.

BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Como Citar

de Castro, A. N., Danenber, C., Kochenborger, R., & Canabarro, T. da C. (2018). A música como ferramenta terapêutica – Recorte do Projeto Maluco In’Concert / Lajeado. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.645–649. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/598

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.