O Teatro como prática pedagógica

Autores

  • Jocteel Jonatas de Salles UERGS
  • Marli Suzana Carrard Sitta UERGS

Palavras-chave:

Palavras – chave, Teatro, Pedagogia do Teatro, Escola.

Resumo

Resumo: A proposta apresentada neste projeto de extensão Teatro e suas abordagens pedagógicas vem a partir das aulas de Metodologia e Prática do Ensino de Teatro, nas quais focamos algumas abordagens metodológicas para o ensino do teatro na educação básica e a partir delas vamos para a sala de aula em algumas escolas de Montenegro e constatamos a dificuldade de fazer os alunos dessas escolas compreenderem a importância do teatro como área do conhecimento. Um dos maiores motivos para a falta de compreensão é por quase nunca terem tido contato com esse conhecimento em sua vida escolar, entendemos então que deveríamos fazer algo a mais na tentativa de mudar este quadro. Estar mais próximo dos professores das escolas, agentes diretos do processo de ensino e aprendizagem, poderia contribuir para atingirmos este objetivo. Acreditamos que com esse projeto trabalhando algumas abordagens metodológicas teatrais e suas implicações pedagógicas e de concepção poderemos aproximar a linguagem teatral dos espaços das escolas da educação básica.

Referências

CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.39-52 , jan./dez. 2008.Encontrado em: file:///C:/Users/Win10/Desktop/Marli/Extensão/2018/Teatro%20na%20sala%20de%20aula/planejamento%20encontros/Perspectivas%20para%20o%20teatro%20na%20educação...Huliana%20Cavassin.pdf. Acesso em: 18/09/2018.

BOAL, Augusto. Jogos para atore e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

___. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

REVERBEL, Olga. Um Caminho do Teatro na escola. São Paulo: Spione, 1998a.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

de Salles, J. J., & Sitta, M. S. C. (2018). O Teatro como prática pedagógica. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.564–567. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/622

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.