Efemeridade e persistência: experiências entre a criação e a mediação

Autores

  • Noeli Moreira UDESC/IFSC

Palavras-chave:

Palavras-chave, Exposição, criação, mediação.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa-ação realizada por meio da exposição "Efemeridades e Persistências", que teve como objetivo desenvolver experiências de criar uma obra para expor e mediar com públicos distintos. O trabalho foi efetivado no Espaço Estético do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, no contexto da disciplina Ação Educativa em Espaços Culturais, ministrada pela Professora Sandra Regina Ramalho e Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina. A pesquisa mostrou caminhos possíveis para o ensino das artes e gerou importantes reflexões sobre o processo de criação e da mediação, levando em conta o fazer artístico de um professor propositor.

Referências

ABRIL. Mundo Estranho. Por que as ondas do mar fazem espuma. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-ondas-do-mar-fazem-espuma/>. Acesso em: 12 abr. 2018.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1970.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

CHEN, Luciana. Reflexões sobre a educação formal e não-formal a partir da semiótica discursiva. In: XX COLÓQUIO DO CENTRO DE PESQUISAS SOCIOSSEMIÓTICAS, 2014, São Paulo. Anais XX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, (PUC - SP), São Paulo. Editora da PUC - SP, 2014.

COSTA, Fabíola C. B. O olho que se faz olhar: os sentidos do “Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC” para alunos do Ensino Fundamental. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, S.C.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 2012.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os sofrimentos do jovem Werther. [recurso eletrônico]; tradução, organização, prefácio, comentários e notas de Marcelo Backes. – Porto Alegre: L&PM, 2010.

MARTINS, Miriam Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista GEARTE: Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 248-264, ago. 2014.

SILVA, Karlla Patrícia. Curiosidades. Por que a água do mar forma espuma? Disponível em: <https://diariodebiologia.com/2012/06/por-que-a-agua-do-mar-forma-espuma> Acesso em: 12 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Moreira, N. (2018). Efemeridade e persistência: experiências entre a criação e a mediação. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.291–299. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/544

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.