Linguagens Comunicativas: Visual, textual e áudio visual

Autores

  • Eriel Leite Lahn Colégio Estadual Imigrante - Caxias do Sul

Palavras-chave:

Palavras-chave, Linguagens, Curta Metragem, Aprendizagem,

Resumo

Resumo: O projeto - Linguagens Comunicativas: Visual, textual e áudio visual - visa discutir e analisar diversos temas e tem como objetivo possibilitar aos alunos comunicarem-se por meio das linguagens visual, textual e de áudio, vivenciando seus próprios desafios e compreensões. Com um olhar por meio da Arte, o trabalho teve seu desenvolvimento com os discentes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Imigrante, do turno da manhã, visando relacionar os conteúdos da Arte como a linguagem, a tecnologia e também a arte contemporânea por meio dos indivíduos entre si. A partir desse contexto, os alunos fizeram vários questionamentos com a real influência que o meio exerce sobre a sociedade na qual eles vivem e a efetiva participação sobre as construções de aprendizagem humana, que estimulam os indivíduos para a reflexão. Foram elaboradas atividades que permitirão aos alunos comparar e opinar sobre as várias possiblidades das linguagens nos ambientes formais e informais, adequando o projeto para a linguagem audiovisual, utilizando de técnicas distintas: roteiros para a criação ou retratação de histórias atrativas e informativas com a finalidade de atuações surpreendentes e uma pós-produção de bom nível. Durante a fase de captação de imagens, o espaço escolar e extraescolar foram palco para o recolhimento de materiais para o processo de produção dos curtas metragens e por fim, um relatório final, trazendo suas percepções positivas e negativas do trabalho, assim auxiliando para uma melhora na formatação pedagógica do projeto provocando uma experiência cinematográfica realizada pelos alunos.

 

Referências

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CORREA, Maria D.C.; Tecnologia e Práticas Educativas: O Projeto Mundo do Saber. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Sociocomunitária. Americana, 2012. Disponível em: Acesso em: 20 novembro 2017.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo : Martins Fontes, 4º edição1991.

ALEGRIA, J. “Dinâmica da produção colaborativa de audiovisuais”. In: CARRARA, A. R.; GARCIA, M. (Org.). Cultura, educação e Comunidade. São Paulo: CENPEC, 2008. pp. 62-73.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Como Citar

Lahn, E. L. (2018). Linguagens Comunicativas: Visual, textual e áudio visual. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.541–546. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/618

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.