Ser professora de balé: um olhar para docência a partir de narrativas de vida e formação

Autores

  • Rebeca San Martins Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Palavras-chave, Professora, Balé, Narrativas, Formação Docente

Resumo

Resumo: O presente trabalho busca discorrer sobre as narrativas de professoras de balé clássico do município de Rio Grande/RS. O intuito é olhar reflexivamente para a formação docente, a atuação e constituição de professoras de balé clássico. A partir de narrativas foi possível perceber os diferentes caminhos traçados pelos sujeitos da pesquisa e como se estabeleceram sua formação como professoras de balé. Neste sentido conseguiu-se realizar uma reflexão com base nas experiências narradas e nos conceitos abordados pelos autores mencionados ao longo do texto.

Biografia do Autor

Rebeca San Martins, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Dança Licencitura da Universidade Federal de Pelotas, estágiária na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e professora no Espaço de Dança Raquel Pereira e Sociedade Amigos do Cassino.

Referências

BALDI, Neila. Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança. Competência: revista ouvirOUver, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 256-269, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011

MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Competência: Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011.

RESENDE, Tassiana. Outros olhares para o ensino do ballet clássico. Goiânia, 2010. 25.p.

MONTEIRO, Mariana. Noverre: Cartas sobre a dança. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo: Fapesp, 2006. p. 21-245.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes,

WOSIEN, Bernhard. Dança: Um caminho para a totalidade. São Paulo: Triom, 2000.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

San Martins, R. (2018). Ser professora de balé: um olhar para docência a partir de narrativas de vida e formação. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.371–380. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/553

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.