Teatro e as ditaduras da América Latina: a pedagogia da memória através da dramaturgia

Autores

  • Marina de Oliveira UFPel

Palavras-chave:

, Dramaturgia, Ditaduras latino-americanas, Pedagogia da memória

Resumo

Resumo: O presente texto propõe uma abordagem pedagógica acerca das ditaduras na América Latina através do estudo de três peças teatrais: Torquemada (1971), de Augusto Boal; Potestade (1987), de Eduardo Pavlovsky; e La Muerte e la Doncella (1992), de Ariel Dorfman. A proposta é um desdobramento da pesquisa “A ditadura na dramaturgia latino-americana”, sob a minha coordenação, e visa a colaborar com professores do ensino médio interessados em abordar a temática em sala de aula. Dialoga com as noções de trauma e cultura da memória desenvolvidas por Márcio Seligmann-Silva e com a reflexão trazida por Samantha Viz Quadrat sobre o ensino das ditaduras no Cone Sul.

Referências

ANDRADE, Clara de. Torquemada de Augusto Boal: uma catarse do trauma.

Revista Cena: periódico do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (UFRGS), n.11, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena/article/view/24098/22414. Acesso em: 17 set. 2018.

BOAL, Augusto. Teatro de Augusto Boal - Volume 2: Histórias de nuestra América, A Lua pequena e a caminhada perigosa, Torquemada. Coleção Teatro 18 – Direção de Adalgisa Pereira da Silva e Fernando Peixoto. São Paulo: Hucitec, 1990.

CLEINMAN, Betch. O teatro de Eduardo Pavlovsky. Rio de Janeiro: Solar das Metamorfoses, 2008.

DORFMAN, Ariel. La Muerte e la Doncella. Buenos Aires: Ediciones de La Flor, 1992.

FERNANDEZ, Ananda Simões. “Esta guerra no es contra los niños: o sequestro de crianças durante as ditaduras de Segurança Nacional no Cone Sul”. In: PADRÓS, Enrique Serra; NUNES, Carmen Lúcia da Silveira; LOPEZ, Vanessa Albertinence; FERNANDEZ, Ananda Simões (Orgs.) Memória, verdade e justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, 2011.

PADRÓS, Enrique Serra. “A ditadura cívico-militar no Uruguai (1973-1984): terror de Estado e Segurança Nacional. In: WASSERMAN, Claúdia; GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos (Orgs.). Ditaduras militares na América Latina. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Testemunho, políticas da memória e o caso da desmemória da ditadura brasileira”. Revista Palavra, ano 3, n. 2, julho, 2011. Disponível em: http://www.sesc.com.br/portal/site/palavra/ensaio/ensaios_interna/testemunho+politicas+da+memoria+e+o+caso+da+desmemoria+da+ditadura+brasileira. Acesso em: 17 set. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Oliveira, M. de. (2018). Teatro e as ditaduras da América Latina: a pedagogia da memória através da dramaturgia. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.381–388. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/538

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.