Exercícios com a paisagem ou como atentar para o que nos cerca

Autores

  • Ana Beatriz Campos Vaz Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido de Bagé/RS
  • Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros IFsul Campus Bagé/RS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Paisagem, Arte contemporânea, Exercícios do olhar.

Resumo

Resumo: Neste escrito dedicamos uma atenção diferenciada à paisagem ao ampliar o endereçamento do olhar para o que nos cerca. A arte contemporânea foi elencada por sua disponibilidade em lidar com múltiplas ações que retiram os pequenos eventos de sua condição de esquecimento. Assim, atos como andar e olhar para o redor, de forma despretensiosa, pode servir de mote para que se veja o muitas vezes visto, porém não olhado. Amparadas em autores como Anne Cauquelin, Alfredo Bosi, Karina Dias, entre outros, construímos o que é trazido para referendar as propostas que foram desenvolvidas em duas redes de ensino por pesquisadoras/professoras, que têm na arte contemporânea, as questões de suas pesquisas.

 

 

 

Referências

ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa; tradução Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção a)

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto … [et al]. O olhar. São Paulo: companhia das Letras, 1988.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem; tradução Marcos Marcionilo. – São Paulo: Martins, 2007. – (Coleção Todas as Artes)

DIAS, Karina. A prática do banal, uma aspiração paisagística. In: Anais do encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas [Recurso eletrônico] / Sheila Cabo Geraldo, Luiz Cláudio da Costa (organizadores). – Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. p.3771 a 3783.

CANTON, katia. Museu Itinerante Ultragaz – A arte perto de você. Livro de Estudos. Elaboração Katia Canton. 2011.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Vaz, A. B. C., & de Quadros, A. L. P. F. (2018). Exercícios com a paisagem ou como atentar para o que nos cerca. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.309–321. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/546

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.