Desvendando “Caminhos” Pesquisa do fazer teatral, do personagem caricato da contação de histórias ao personagem de cena.

Autores

  • Neiva Teresinha Azevedo Boos Renascença Cia de Teatro Montenegro/RS/Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ator. Personagem. Contação. Roteiro. Cena.

Resumo

Resumo: Este trabalho dedica-se a pesquisa do fazer teatral, trabalho do ator, da dramaturgia e as características que envolvem esse formato em que plateia, enredo e personagem se fundem para reflexão de um tema de relevância social: agressão a mulheres e moradoras de rua. Aqui se tem a pretensão de, através da participação, instigar o espectador a uma reflexão sobre sua real interferência ou não nesse problema. Parte-se das questões básicas de o quê, por que, quando, onde e pra quê para se chegar ao momento da atuação. No desenrolar do trabalho percebemos uma nova visão do fazer teatral a qual se está aprofundando.

Referências

https://youtu.be/n63UNlTOg_c

VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre. Linguagem Corporal. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 1982, 1ª edição.

BRIKMAN, Lola. A Linguagem do Movimento Corporal. São Paulo, Summus Editorial, 1989, 1ª edição.

GAMA, Joaquim Cesar Moreira. A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: Chamas na Penugem. Tese de doutoradoapresentada à Escola de Comunicação e Artes, da Universidade São Paulo –ECA/USP. Orientação Profa. Dra. Ingrid DormienKoudela. São Paulo:ECA/USP, 2010.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec, 2006

PUPO, Maria Lúcia. “Sinais de teatro-escola”, Humanidades, Edição Especial Teatro Pós-Dramático, Editora UNB, No 52, Nov. 2006, pp 109-115.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Boos, N. T. A. (2018). Desvendando “Caminhos” Pesquisa do fazer teatral, do personagem caricato da contação de histórias ao personagem de cena. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.476–492. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/609

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.