Aprendizagem musical: investigando as contribuições dos ambientes familiar e social na cognição musical

Autores

  • Diego Herencio Fundação Municipal de Artes de Montenegro
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS
  • Bruno Porto

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Aprendizagem musical, Cognição, Família.

Resumo

Resumo: O presente trabalho, em andamento, visa investigar junto a estudantes da Educação Básica, mais precisamente entre os alunos de sétimo ano da EEEF Cel. Álvaro de Moraes, na cidade de Montenegro-RS, sua compreensão rítmico-musical e se, de alguma forma, ela está ligada ao seu ambiente familiar ou de convívio social, bem como trazer ao ambiente escolar o universo musical dos estudantes, permitindo que todos comunguem das experiências musicais da turma. A questão que norteia a pesquisa é: Quais as contribuições do ambiente familiar e social para a cognição musical? Para sua realização, optou-se pela abordagem qualitativa e pela pesquisa-ação como método; para a coleta de dados duas técnicas foram selecionadas, sendo uma a investigação rítmica, que deverá compreender a assimilação rítmico-musical dos alunos, e a outra um questionário, objetivando entender o seu ambiente familiar e de convívio; para a análise dos dados, análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). O referencial teórico está fundamentado nas teorias do capital cultural, segundo Bourdieu (1997) e Silva (1995). Entende-se que este trabalho seja relevante para a Educação Musical, considerando-se a contribuição da reflexão sobre como as pessoas aprendem música, o que pode se refletir na transformação das práticas pedagógico-musicais. Essa pesquisa pretende ser, também, mais um passo no sentido de aproximar, de forma agradável e eficaz, a música das pessoas e, principalmente, as pessoas da música.

 

Referências

BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do "conhecer" e do "agir" Sociedade em Debate, Pelotas, 7(2):5-25, Agosto/2001.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Persona, 1977.

BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale dujugement. Paris: Minuit, 1979.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB /UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

ILARI, Beatriz. Por uma conduta ética na pesquisa musical envolvendo seres humanos/Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas / Rogério Budasz (organizador) – Goiânia: ANPPOM, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre; Sulina, 2015.

QUEIROZ, Luís Ricardo Silva. Ética na pesquisa em música. Per Musi, Belo Horizonte, n.27, 2013, p.7-18.

STAKE, Robert. E. Case studies. In DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed) Handbook of Qualitative Research. Londres: Sage publications, 1994, p. 236-247.

SUZUKI, Shinichi. Educação é amor: um novo método de educação. Santa Maria: Pallotti, 1994.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora LTDA. 1995.

WILLEMS, Edgar. L’oreille musicale: la preparación auditive de l‟enfant. Tome I. Fribourg: Pro Musica, 1985 [1940].

______. Preparación musical de los má pequenõs. Buenos Aires: Eudeba, 1962.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Herencio, D., Wolffenbüttel, C. R., & Porto, B. (2018). Aprendizagem musical: investigando as contribuições dos ambientes familiar e social na cognição musical. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.89–100. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/560

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>