A mulher negra no ensino de dança

Autores

  • Gabriela Souza da Rosa UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Mulher Negra, Ensino, Dança.

Resumo

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa analisar e levantar resultados específicos acerca da atuação de Mulheres Negras que atuam com Dança, nas instituições de ensino público e privado dentro do Município de Montenegro. Onde a busca é elencar parâmetros possíveis, permeados sobre a atuação, e construção de narrativas à nível de representatividade que a presença dessas mulheres negras conferem nos espaços onde atuam. Onde a questão que tece o projeto é permeada pelas seguintes questões: Como se dá a atuação de professoras negras que atuam com Dança em escolas públicas, projetos sociais, instituições privadas entre outros espaços de atuação? Considerando-se o contexto atual, desenhado, quais as possibilidades e as dificuldades com as quais essas professoras negras se deparam? Como elas lidam com a receptividade no contexto atual do município em relação a pratica de dança? Em que tais questões catalizam o sentido de expor a incidência do preconceito de gênero e de raça atravessado pelas práticas docentes das mulheres negras pesquisadas em promoção de corpo, negritude em movimento e o gesto dançado e transpassado na atuação docente. Vislumbrando o que por fim um comparativo entre os resultados e falas das entrevistadas/pesquisados através do olhar do pesquisador sobre o campo Dança, Mulher e Negra especificamente.

 

Biografia do Autor

Gabriela Souza da Rosa, UERGS

PESQUISADORA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DA ARTE NEGRA.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

da Rosa, G. S., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). A mulher negra no ensino de dança. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.47–53. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/586

Edição

Seção

Projeto de Pesquisa, Cultura Popular

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