Anotações sobre estranhezas e estranhamentos na formação do professor-artista
Palavras-chave:
Palavras-chave, professor-artista, cópia-repetição, dança na escolaResumo
Resumo: Como docente em uma licenciatura em Dança, certos conceitos e palavras surgem com insistência. Alguns termos foram profundamente vividos na minha formação e atuação, como fios conectados em uma firme tessitura, a tal ponto de causar estranheza quando são fragmentados em outros sentidos ou contextos. Em forma de anotações, descrevo o que carrego tecido e costurado no meu corpo que dança, e as referências desses fios e suas tramas. Os estranhamentos, por sua vez, são as anotações no movimento inverso: de dentro para fora, os estranhamentos que eu proponho no fazer parte da formação de licenciadas e licenciados em Dança, ao ser professora artista de professoras e professores artistas.
Referências
BANDURA, Albert. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Coautoria de Roberta Gurgel Azzi, Soely Aparecida Jorge Polydoro. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.
CARTA Aberta à Comunidade Universitária da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Montenegro, 2005.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FUNDARTE/UERGS. Fundação Municipal de Artes de Montenegro/Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Plano de Curso Pedagogia da Arte. Montenegro, 2002.
MACHADO, Lara Rodrigues. Danças no Jogo da Construção Poética / Lara Rodrigues Machado; Organizadora Sara Maria de Andrade – Natal: Jovens Escribas, 2017.
STRAZZACAPPA, Márcia. Mestre-discípulo: a formação do artista e do professor de arte no Brasil. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 29-37.
UERGS. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Projeto Pedagógico de Curso da Graduação em Dança: Licenciatura. Montenegro, 2006.
UNICAMP. Instituto de Artes. Projeto Pedagógico do Curso de Dança. Disponível em:<http://www.ccg.unicamp.br/files/cpfp/projetospedag/PPP_Curso_23_Danca.pdf>. Acesso em: 15 set. 2018.
WOODRUFF, Dianne. “Treinamentos na dança: Visões mecanicistas e holísticas”. Cadernos do GIPE-CIT, Estudos do Corpo, Salvador, n.2, p.31-9, FEV. 1999.