A HISTÓRIA DA MÚSICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1195Palabras clave:
Educação musical., Projeto pedagógico., Aspectos histórico-musicais.Resumen
Esta pesquisa investigou a presença de aspectos históricos e histórico-musicais nos currículos dos cursos de licenciatura em Música de universidades públicas do Rio Grande do Sul. O desenho metodológico incluiu a abordagem qualitativa, a pesquisa documental como método e a coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo. Reconhecendo a variedade de possibilidades de desenvolvimento desta pesquisa e, de acordo com o método utilizado, os dados coletados na investigação foram os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Música. O referencial teórico constituiu-se de teorias do currículo e organização disciplinar (LOPES; MACEDO, 2011); a importância do conhecimento histórico para formação do indivíduo (FONTOURA, 2016); e as dimensões pedagógico-musicais e como elas estão imbricadas às diversas disciplinas, em especial à história e à musicologia (KRAEMER, 2000). Com base nos dados coletados e, à luz do referencial teórico, concluiu-se que os aspectos históricos e histórico-musicais estão presentes nos currículos dos cursos de licenciaturas em música, foco desta investigação. Além disso, observou-se que estes aspectos se apresentam nos componentes curriculares obrigatórios e eletivos/optativos, além de a forma organizacional variar, considerando-se o currículo e a instituição.
Citas
BAUMER, Matthew. A Snapshot of Music History Teaching to Undergraduate Music Majors, 2011–2012: Curricula, Methods, Assessment, and Objectives. Journal of Music History Pedagogy, vol. 5, no. 2, p. 23–47, 2015.
CARMO, Raiana Maciel et al. A pesquisa científica na formação inicial de professores/as: um estudo acerca do curso de licenciatura em artes/habilitação em música da Universidade Estadual de Montes Claros Revista Ciranda, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 117–134, 2021. DOI: 10.46551/259498102021006. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3899>. Acesso em: 24 maio. 2022.
COSTA, Anne Valeska Lopes da; RIBEIRO, Giann Mendes. Estudos com egressos de Licenciatura em Música: o que revelam as publicações brasileiras. Opus, v. 27 n. 1, p. 1-23, jan/abr. 2021. http://dx.doi.org/10.20504/opus2021a2708 Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021a2708. Acesso em: 24 maio. 2022.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERREIRA FILHO, João Valter. A disciplina Educação Musical Especial no currículo da Licenciatura em Música da UFCG: um relato de experiência. XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Manaus, 16 a 20 de outubro de 2017. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/congresso2017/cna/paper/viewFile/2696/1488>. Acesso em: 24 maio. 2022.
FONTOURA, Antônio. Teoria da história. Curitiba: InterSaberes, 2016.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, abr./nov., p. 50-73, 2000.
LIMA, Flavia Albano de. Os cursos de licenciatura em música: sentido, intencionalidade e funcionalidade na educação brasileira. 2017. 103 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em:<https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20072>. Acesso em: 24 maio. 2022.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: FAPERJ.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.
SCHMIDT, Beatriz Woeltje. A percussão nos cursos de Licenciatura em Música: currículo e formação docente. XXX Congresso da ANPPOM, Manaus, 2020. Disponível em: <http://anppomcongressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/viewFile/22/12>. Acesso em: 24 maio. 2022.
SOARES, Valéria Garcia. O ensino de regência para o Curso Licenciatura na Escola de Música da UFRJ: observações através do currículo vigente para o Curso de Licenciatura em Música (2009). XXVII Congresso da ANPPOM, Campinas, 2017.
TOLEDO, Diego Silva; OLIVEIRA, Luis Felipe. O ensino de harmonia nos cursos de música das instituições públicas de ensino superior da região Centro-Oeste. XXVI Congresso da ANPPOM, Belo Horizonte, 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso Graduação em Música: Licenciatura. Montenegro, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Pelotas, 2021. Disponível em: <https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/2300>. Acesso em: 24 maio. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Santa Maria, 2021. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/projeto-pedagogico>. Acesso em: 24 maio. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Bagé, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Porto Alegre, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bárbara Cecília Sphor, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.