ENTRE ARTE E ALFABETOS MANUAIS
UM PINTOR SURDO NA ESPANHA RENASCENTISTA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1352Palavras-chave:
Pintor surdo, Alfabeto manual, Espanha renascentistaResumo
O presente artigo pretende retomar algumas questões históricas a respeito do surgimento e da utilização de algumas formas de alfabeto manual que foram utilizadas na Espanha renascentista. Para tal, reconstruímos certa historicidade sobre um pintor espanhol surdo que, a despeito das contestações de Aristóteles que negavam a educabilidade do surdo, foi instruído, inicialmente, em um mosteiro jerônimo. Contemporaneamente, dois religiosos, um frei beneditino e outro franciscano, produzem distintos alfabetos manuais, que poderiam ser, entre outros, utilizados por surdos.
Referências
BANHAM, D. The Old English Monastic Sign Language. In: JEPSEN, J. B.; DE CLERCK, G.; LUTALO-KIINGI, S.; MCGREGOR. W. B. (ed.) Sign Languages of the World: A Comparative Handbook. Berlin, München, Boston: De Gruyter Mouton, 2015, p. 901-910. DOI: https://doi.org/10.1515/9781614518174-042
CERVANTES, M. Quatro novelas exemplares. Tradução: Nylcéa Pedra. Curitiba: Arte & Letra, 2009.
LADD, P. Em busca da surdidade: conhecendo a cultura surda. Lisboa: Surd’Universo, 2013.
LOEWEN, A. B. A Contra-Reforma, o ornamento na arte e a arquitetura religiosa. Revista Limiar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 32–66, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/article/view/9267. Acesso em: 2 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9267
LUACES, J. Y. Cómo compuso sus obras Navarrete. In: USANDIZAGA, I. G.; LUACES, J. Y. (orgs.). Navarrete "el Mudo" y el ambiente artistico riojano. V Jornadas de arte riojano. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 1995, p. 73-104.
MULCAHY, R. Juan Fernández de Navarrete El Mudo, pintor de Felipe II. Madrid: Sociedad Estatal para la Commemoración de los Centenarios de Felipe II y Carlos V, 1999.
MULCAHY, R. Obras atribuidas a Navarrete: una valoración. In: USANDIZAGA, I. G.; LUACES, J. Y. (orgs.). Navarrete "el Mudo" y el ambiente artistico riojano. V Jornadas de arte riojano. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 1995, p. 51 - 72.
OVIEDO, A. El libro “Refugium Infirmorum” (Madrid, 1593), del monje franciscano Fray Melchor de Yebra. Clasico. Madri, 2007. Disponível em: https://cultura-sorda.org/wp-content/uploads/2015/03/Yebra_REFUGIUM_INFIRMORUM_15931.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
OVIEDO, A. Origen del alfabeto manual usado entre nosotros. Berlin, 2006. Disponível em: https://cultura-sorda.org/origen-del-alfabeto-manual/. Acesso em: 14 set. 2020.
PLANN, Susan. A silent minority: deaf education in Spain, 1550-1835. Berkeley: University of California Press, 1997.
RICAO, A. G. Historia del alfabeto dactilológico español. Madrid, 2006. Disponível em:https://cultura-sorda.org/historia-del-alfabeto-dactilologico-espanol/. Acesso em: 14 maio 2022.
RICAO, A. G. Biografía de Melchor Sánchez de Yebra, en Biografías y vidas. La Enciclopedia biográfica en línea. 2009. Disponível em: https://www.biografiasyvidas.com/especial/educacion/sanchez_yebra.htm. Acesso em: 13 abril 2022.
RICAO, A. G. Un libro mnemotécnico, El Fenix de Minerva, de Juan Velázquez de Acevedo, en la génesis del alfabeto manual español. Aclarando viejas historias y peores tópicos. Barcelona, 2012. Disponível em: https://cultura-sorda.org/minerva-juan-velazquez/. Acesso em:10 jan. 2022.
RICAO, A. G.; Gracia y Asensio, J. G. S. Fray Pedro Ponce de León, el mito mediático: los mitos antiguos sobre la educación de los sordos. Madrid: Editorial Universitaria Rámon Areces, 2006.
REILY, L. O papel da Igreja nos primórdios da educação dos surdos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 308-326, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200011
SLIWA, K. La dualidad de Leonor de Cortinas, madre de Miguel de Cervantes Saavedra, genio de la literatura española. Actas del XIII Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas: Madrid, 6-11 de julio de 1998. Tomo I. Medieval. Siglo XVI y Siglo XVII, Madrid, Castalia, 2000, p. 758-763. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/literatura/aih/pdf/13/aih_13_1_097.pdf. Acesso em: 06 dez. 2023.
VALGAÑÓN, J. G. M. Aspectos del arte riojano en tiempo de Navarrete. In: USANDIZAGA, I. G.; LUACES, J. Y. (orgs.). Navarrete "el Mudo" y el ambiente artistico riojano. V Jornadas de arte riojano. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 1995, p. 25-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ANGELA BAALBAKI, Luciane Cruz Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.