ENTRE ARTE E ALFABETOS MANUAIS

UM PINTOR SURDO NA ESPANHA RENASCENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1352

Palavras-chave:

Pintor surdo, Alfabeto manual, Espanha renascentista

Resumo

O presente artigo pretende retomar algumas questões históricas a respeito do surgimento e da utilização de algumas formas de alfabeto manual que foram utilizadas na Espanha renascentista. Para tal, reconstruímos certa historicidade sobre um pintor espanhol surdo que, a despeito das contestações de Aristóteles que negavam a educabilidade do surdo, foi instruído, inicialmente, em um mosteiro jerônimo. Contemporaneamente, dois religiosos, um frei beneditino e outro franciscano, produzem distintos alfabetos manuais, que poderiam ser, entre outros, utilizados por surdos.

Biografia do Autor

Angela Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ/Brasil

É Professora Associada de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) . Coordenadora do projeto ?Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos?, com financiamento de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) da FAPERJ, em 2014, e no âmbito do Programa de Apoio Técnico Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ? PROATEC (UERJ), desde 2015. Também é bolsista do Programa Prociência (UERJ), desde 2020. Integra os seguintes grupos de pesquisa: "Grupo Arquivos de Língua - GAL" (UFF) e GrupA - Grupa de Práticas em Análises de Discurso (UFBA) . Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica.

Luciane Cruz Silveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, Laranjeiras, RJ/Brasil

É Professora adjunta de Libras do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).  Assessora da Direção Geral do INES. Doutora em Letras (Estudos de língua) pela UERJ. Professora Convidada para ministra a disciplina “História das Ideias Linguística”, em 2023.1, no Programa de Pós Graduação em Letras da UERJ. Tem interesse na área de Libras, Formação de professores bilíngues, Ensino e aprendizagem de Libras como L2, Ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos como L2, Linguística Aplicada e a Análise do Discurso.

 

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Baalbaki, A., & Cruz Silveira, L. (2024). ENTRE ARTE E ALFABETOS MANUAIS: UM PINTOR SURDO NA ESPANHA RENASCENTISTA. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1352. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1352

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