Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve ser justificado em "Comentários ao Editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 97-2003.

    O arquivo de envio está no formato Microsoft Word 97-2003.

  • URLs para referências foram informadas quando possível.

    URLs para referências foram relatados quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de rápidodo (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Devem conter uma fonte de onde foram retiradas.

    O texto está no espaço 1,5; usa fonte Arial tamanho 12; usa itálico em vez de sublinhado (exceto endereços de URL); as figuras e tabelas são inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos. Eles devem conter a fonte da qual foram retirados.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos disponíveis em Diretrizes para Autores , na página Sobre a Revista.

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex .: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega  foram seguidas.

    No caso de submissão a uma seção com avaliação por pares (por exemplo, artigos), as instruções disponíveis em Garantir a Revisão por Pares foram seguidas.

  • As submissões condicionadas ao sistema de avaliação e publicação da Revista da FUNDARTE são gratuitas.

    As inscrições sujeitas ao sistema de avaliação e publicação da Revista da FUNDARTE são gratuitas.

Diretrizes para Autores

Linha Editorial

 

A REVISTA da FUNDARTE aceita para publicação artigos relacionados a Arte, Educação e Performance, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas atualizadas na área. Os textos em português, língua estrangeira/espanhol ou inglês, devem ser inéditos, de autores(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as), conforme padrão da REVISTA da FUNDARTE. Para textos em língua estrangeira serão respeitadas as formatações do país de origem, e a correção ortográfica fica sob responsabilidade do autor, bem como a tradução do resumo para o Português.A partir de 2023 as áreas contempladas pela Revista foram ampliadas para Filosofia, História, Interdisciplinar, Linguística e Literatura.

Os textos são selecionados a partir de pareceres favoráveis elaborados por, pelo menos, dois membros da Comissão de Editorial. Em função da especificidade da temática, alguns textos podem ser selecionados substituindo-se o parecer de um dos membros da Comissão Editorial, por parecer de membro do Conselho Consultivo ou de parecerista ad hoc.

A Editora da FUNDARTE reserva-se ao direito de priorizar a publicação de artigos de autores que não publicaram no número, imediatamente, anterior da revista. Os textos enviados serão reservados, com a anuência de seus autores, para publicação nos próximos números.

A Editora da FUNDARTE não se responsabiliza por opiniões expressas em artigos. Ao enviar o texto, o colaborador aceita automaticamente as normas da revista e se submete ao processo de seleção e correção do texto. Embora submetidos à revisão linguística, a responsabilidade sobre formato, correção e conteúdo é dos respectivos autores/colaboradores.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição a Arte, Educação e Performance, dentro da presente linha editorial, bem como a originalidade do tema e o tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor das abordagens teórica e metodológica.

A única forma de submissão de ARTIGOS, ENSAIOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIA E RESENHAS para publicação na REVISTA da FUNDARTE será por meio do sistema OJS. Para tanto, os autores deverão se cadastrar no sistema (seer.fundarte.rs.gov.br). Em caso de dúvidas, poderão entrar em contato pelo e-mail:  revistadafundarte@fundarte.rs.gov.br. As submissões são em fluxo contínuo e a Revista é trimestral; a publicação do texto é balizada pelo tempo dos pareceristas em avaliar os textos recebidos. Eventualmente, a Revista lança um Edital especial com datas determinadas, em função de ser uma Revista temática, entretanto, tal publicação estará fora do fluxo.

            Os textos não deverão ser identificados quanto aos seus autores, pois serão enviados para avaliação às cegas.

            No início da página, o título deverá estar em Caixa alta, espaço simples fonte Arial 14, e o texto com fonte 12. Ambos centralizados.        

Pede-se que os textos sejam justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Arial, corpo 12. As citações com mais de três linhas deverão vir sempre em novo parágrafo (4), em corpo 10, espaço simples. Os textos deverão ser salvos no formato Word 97-2003. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação de dados de identificação nas propriedades do documento. Os artigos deverão ter entre 25.000 e 40.000 caracteres (incluindo espaços), formatados em folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados, obrigatoriamente, de Resumo: e Abstract: (entre 550 e 750 caracteres, incluindo espaços) e palavras chave (no máximo 3) em português e keywords em inglês sendo que estes textos em fonte Arial 10, sem negrito. As referências deverão ser elaboradas conforme NBR 6023 e as citações apresentadas conforme NBR 10520. (Ver Modelo no Anexo I).

            ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, gráficos, mapas, quadros, retratos e outros) devem ter identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem no texto, do respectivo título e/ou legenda explicativa. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Equações, fórmulas e figuras, quando destacadas do texto devem ser centralizadas. A formatação deverá ser Arial 10, centralizado, em itálico.

            As regras de apresentação de ENSAIOS são abertas, ficando a critério do autor.

O processo de avaliação dos artigos enviados à REVISTA da FUNDARTE obedece ao seguinte fluxo:

  1. a) Análise quanto à forma.
  2. b) Análise pelos avaliadores quanto ao mérito.
  3. c) Revisão e adequação do trabalho às normas da REVISTA da FUNDARTE.

 

Endereço para correspondência:

Fundação Municipal de Artes de Montenegro/Editora da FUNDARTE

Revista da Fundarte

Rua Capitão Porfírio, 2141

Montenegro/RS

Aos cuidados de Editora da FUNDARTE

revistadafundarte@fundarte.rs.gov.br ou julia@fundarte.rs.gov.br

 

 

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Relato de Experiência

Textos com pouco aprofundamento teórico com perspectiva mais cotidiana mas que tem apoio em pesquisa e referencial teótrico.

Textos Pandemia

Serão aceitos Ensaios e Relatyos de Experiência

Cartas Narrativas

Estamos convidando-os para compartilharem um pouco de suas histórias na FUNDARTE, através das Cartas.

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Publicação especial com avaliação pela equiepe do periódico.

A REVISTA da FUNDARTE Dossiê Artes, Comunidades e Educação será organizada pela equipe da Revista da FUNDARTE e, pela Profa. Drª. Carmen Lúcia Capra (PPGED Uergs) e o Prof. Dr. Leonardo Marques Kussler (PPGED Uergs), com o intuito de reunir artes, educação e comunidades. Nesse viés, buscamos não somente o que é feito para, mas com comunidades, além de abrir espaço para pensar como ‘comunidade’ vem sendo acionada nesse conjunto.

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