Sobre a Revista

Foco e Escopo

A REVISTA da FUNDARTE aceita para publicação artigos, ensaios, relatos de experiência ou resenhas relacionados a Arte, Educação e Performance, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas atualizadas na área. Os textos em português, espanhol  e inglês devem ser inéditos, de autores(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as), conforme padrão da REVISTA da FUNDARTE.

The FUNDARTE MAGAZINE accepts for publication articles, essays, experience reports or reviews, related to Art, Education and Performance, resulting from theoretical studies, research, reflections on updated practices in the area. The texts in Portuguese, Spanish and English must be unpublished, by Brazilian or foreign authors, according to the FUNDARTE REVISTA standard.

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são selecionados a partir de pareceres favoráveis elaborados por, pelo menos, dois membros da Comissão Editorial (membros da Equipe ou Conselho Editorial). Em função da especificidade de temática, alguns textos podem ser selecionados substituindo-se o parecer de um dos membros da Comissão Editorial por parecerista ad hoc. 

A Editora da FUNDARTE reserva-se o direito de priorizar a publicação de artigos de autores que não publicaram no número imediatamente anterior da revista. Os textos enviados serão reservados, com a anuência de seus autores, para publicação nos próximos números.

A avaliação às cegas é realizada por até três pareceristas ad hoc, garantindo o anonimato dos autores dos textos, bem como dos próprios pareceristas.

The texts are selected from favorable opinions prepared by at least two members of the Editorial Committee (Team members or Editorial Board). Depending on the specificity of the topic, some texts may be selected by substituting the opinion of one of the members of the Editorial Committee by an ad hoc expert.

The FUNDARTE Publishing House reserves the right to prioritize the publication of articles by authors that did not publish in the immediately previous issue of the journal. The texts sent will be reserved, with the consent of their authors, for publication in the next issues.


The blind evaluation is carried out by up to three ad hocreviewers, ensuring the anonymity of the authors of the texts, as well as the reviewers themselves.

Periodicidade

A revista possui periodicidade trimestral podendo ter edições especiais temáticas durante o ano.

 

The magazine is published quarterly and may have special thematic editions during the year.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater global democratization of knowledge.

 

Conselho Editorial

Profª Drª Ana Terra, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas/SP, Brasil

Profª Drª Ana Sabrina Mora, Universidada de La Plata - Argentina

Profª Drª Claudia Viviana Dal Santo -  CREAr, Sta. Rosa - Argentina

Profª Drª Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Profª Drª. Eliene Benicio, UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador/BA, Brasil

Profª Drª Gabriela Perez Cubas, Universidad Nacional del Centro de La Porovincia de Buenos aires/Argentina

Prof.Dr. Gilberto Icle, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profª Drª Luciana Loponte - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Prof.ª Drª Maria Falkembach,UFPel - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS, Brasil

Profª Drª Mônica Ribeiro, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG, Brasil

Prof. Dr. Micael Côrtes Gomes, UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco/AC, Brasil

Prof. Dr. Marcelo de Andrade Pereira, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS, Brasil

Profª Drª María Sol Causse - Profesora de artes en Música (Conservatorio de Música de Bahía Blanca), Argentina

Prof. Dr. Mateus Schimith, UFT -  Universidade Federal do Tocantins - Tocantins,Brasil

Prof Dr. Matteo Bonfitto, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas/SP, Brasil

Profª. Drª Maristela Loureiro, IA-UNESP - Instituto de Artes da Universidade Estadual Júlio de mesquita Filho - São Paulo/SP, Brasil

Profª Drª Rosália Trejo León - Instituto de Artes da Universidade Autónoma do Estado de Hidalgo (UAEH), México

Profª Me Solange dos Santos Utuari Ferrari, IA - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo/SP, Brasil

prof. Dr.Roberto F. Peralta K. - Escuela Superior der Profesorado de Educación Artística - Santiago del Estero, Argentina

Prof. Dr. Tiago Porteiro, Universidade do Minho, Portugal

Profª Drª Veronica Veloso, USP - Universidade de São Paulo - São Paulo/SP, Brasil

 

 

ISSN 2319-0868

Qualis A2 em Arte

Comissão Científica

Profª Drª Adriana Bozzetto, UNIPAMPA - Universidade do Pampa - Bagé/RS, Brasil

Profª Drª Ana Maria Haddad Baptista - UNINOVE - Universidade Nove de Julho - São Paulo/SP, Brasil

Profª Drª Andrea Hofstaeter, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profª Drª Carmem Lúcia Capra, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Pastorini, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Edgardo Hugo Martinez - UNL - Santa Fé, Argentina

Prof. Dr. Federico Gariglio - UNL - Santa Fé, Argentina

Proª Drª Flavia Pilla do Valle, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Prof. Dr. Josemir Valverde, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Drª Luciana Prass, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profª Drª Maria Eduarda Ferreira Coquet - Universidade do Minho, Portugal

Profª Drª Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, IPA - Instituto Porto Alegre - Porto Alegre/RS, Brasil

Editor-chefe

Professora Mestre Júlia Maria Hummes, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Professora Doutora Márcia Pessoa Dal Bello, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Editoração, Revisão e Ficha Catalográfica

Estevão Dornelles - Publicitário e Produtor Gráfico

Júlia Maria Hummes - Profª Me. Educação Musical

Márcia Pessoa Dal Bello - Profª Drª em Educação e Psicopedagoga

Bruno Felix - Doutorando em Educação

Patriciane Born - Profª Me. Artes Visuais e professora de Inglês

Marco Túlio Schmitt Coutinho - Ficha Catalográfica

Pareceristas Ad Hoc 2015/2016

Profª Drª Carmem Lúcia Capra, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Profª Drª Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Profª Drª Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torre, IPA - Centro Universitário Metodista  Instituto Porto Alegre - Porto Alegre/RS, Brasil

Profª Drª Maria Eduarda Ferreira Couqet, Instituto de Educação e Centro de Investigação de Estudos da Criança da Universidade de Minho, Minho/Portogal

Prof. Dr. Marcelo Ádams,UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Micael Côrtes Gomes, UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco/Acre, Brasil

Profª Me. Sandra Mara Rhoden, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Drª Silvia da Silva Lopes,UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil 

Prof. Dr. Thiago Lauriti, USP - Universidade de São Paulo - São Paulo/SP, Brasil

Prof. Drª Viviane Castro Camozzato, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Pareceristas Ad Hoc 2017/2018

Profª Augusta Nabinger, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Bruno Felix da Costa Almeida,FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Débora Brandt Alencastro, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Drª Débora Souto Allemand, UFPel - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS, Brasil

Prof. Dr. Diego Ebling do Nascimento, UFT - Universidade Federal do Tocantins - Palmas/Tocantins, Brasil

Prof. DR. Eduardo Vagner Soares Pastorini, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Me. Janaina Kremer da Motta, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Jéssica Pinheiro, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Me. Karin Kupas, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Leonardo da Silveira Borne, Universidad Nacional Autónoma de México

Prof. Dr. Márcio Guedes Correa, UNESP - Universidade Estadual de São Paulo - São Paulo/SP, Brasil

Profª Drª Maria Isabel Petry Kehrwald, GEARTE/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profª Drª Neila Cristina Baldi, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS, Brasil

Profª Me. Patriciane Born, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Me.Priscila Mathias, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Ranielly Boff Scheffer, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Me. Sandra Rhoden, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Me. Thiago Kreutz, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profª Drª Úrsula Rosa da Silva, UFPel - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS, Brasil

 

Sponsors

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A REVISTA da FUNDARTE, criada em 2001, é uma revista de cunho acadêmico, que desde a sua criação busca refletir sobre a temática da  Arte, Educação e Performance. Os artigos são resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas artísticas e docentes, nas quatro áreas das Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir de 2013, a publicação passou a ser eletrônica, através do sistema SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revista). Os textos são selecionados, tendo como principal critério a sua contribuição à Arte, Educação e Performance, bem como a originalidade do tema, o tratamento dado ao assunto, a consistência, o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto. O processo de avaliação dos artigos enviados para submissão obedece a análise quanto à forma, ao mérito e, finalmente, a revisão e adequação do trabalho às normas constantes no Edital.

A Revista da FUNDARTE é trimestral e a sua publicação é feita em julho e em dezembro de cada ano, entretanto aceita artigos durante todo  esse período, os quais quando recebidos, através do sistema SEER, já iniciam o processo que pode resultar na sua publicação.

A cada dois anos, a REVISTA da FUNDARTE é submetida a avaliação da CAPS, o que a coloca como um importante canal de divulgação de pesquisas acadêmicas, relativas a sua área de abrangência. A avaliação atual é Qualis A2 em Artes.