Sobre a Revista

Foco e Escopo

A REVISTA da FUNDARTE aceita para publicação artigos, ensaios, relatos de experiência ou resenhas relacionados a Arte, Educação e Performance, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas atualizadas na área. Os textos em português, espanhol  e inglês devem ser inéditos, de autores(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as), conforme padrão da REVISTA da FUNDARTE.

The FUNDARTE MAGAZINE accepts for publication articles, essays, experience reports or reviews, related to Art, Education and Performance, resulting from theoretical studies, research, reflections on updated practices in the area. The texts in Portuguese, Spanish and English must be unpublished, by Brazilian or foreign authors, according to the FUNDARTE REVISTA standard.

 

ISSN 2319-0868

Qualis A2 em Arte

Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional de Revista da FUNDARTE está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://seer.fundarte.rs.gov.br/.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são selecionados a partir de pareceres favoráveis elaborados por, pelo menos, dois membros da Comissão Editorial (membros da Equipe ou Conselho Editorial). Em função da especificidade de temática, alguns textos podem ser selecionados substituindo-se o parecer de um dos membros da Comissão Editorial por parecerista ad hoc. A avaliação é, portanto, duplo-cega.

A Editora da FUNDARTE reserva-se no direito de priorizar a publicação de artigos de autores que não publicaram no número imediatamente anterior da revista. Os textos enviados serão reservados, com a anuência de seus autores, para publicação nos próximos números.

The texts are selected from favorable opinions prepared by at least two members of the Editorial Committee (Team members or Editorial Board). Depending on the specificity of the topic, some texts may be selected by substituting the opinion of one of the members of the Editorial Committee by an ad hoc expert.

The FUNDARTE Publishing House reserves the right to prioritize the publication of articles by authors that did not publish in the immediately previous issue of the journal. The texts sent will be reserved, with the consent of their authors, for publication in the next issues.

Periodicidade

A revista possui periodicidade trimestral podendo ter edições especiais temáticas durante o ano. O fluxo de submissão é contínuo.

The magazine is published quarterly and may have special thematic editions during the year. The submission flow is continuous.

Política de Acesso Livre

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sempre em fluxo contínuo.

This Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater global democratization of knowledge. Always in continuous flow.

 

Conselho Editorial

Profa. Dra. Ana Terra, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas/SP, Brasil

Profa. Dra. Ana Sabrina Mora, Universidada de La Plata - Argentina

Profa. Dra. Claudia Viviana Dal Santo - CREAr, Sta. Rosa - Argentina

Profa. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Eliene Benicio, UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador/BA, Brasil

Profa. Dra. Gabriela Perez Cubas, Universidad Nacional del Centro de La Porovincia de Buenos aires/Argentina

Prof. Dr. Gilberto Icle, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Luciana Loponte, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Maria Falkembach, UFPel - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS, Brasil

Profa. Dra. Mônica Ribeiro, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG, Brasil

Prof. Dr. Micael Côrtes Gomes, UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco/AC, Brasil

Prof. Dr. Marcelo de Andrade Pereira, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS, Brasil

Profa. Dra. María Sol Causse - Profesora de artes en Música (Conservatorio de Música de Bahía Blanca), Argentina

Prof. Dr. Mateus Schimith, UFT -  Universidade Federal do Tocantins - Tocantins,Brasil

Prof. Dr. Matteo Bonfitto, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas/SP, Brasil

Profa. Dra. Maristela Loureiro, IA-UNESP - Instituto de Artes da Universidade Estadual Júlio de mesquita Filho - São Paulo/SP, Brasil

Profa. Dra. Rosália Trejo León - Instituto de Artes da Universidade Autónoma do Estado de Hidalgo (UAEH), México

Profa. Ma. Solange dos Santos Utuari Ferrari, IA - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo/SP, Brasil

Prof. Dr. Roberto F. Peralta K. - Escuela Superior der Profesorado de Educación Artística - Santiago del Estero, Argentina

Prof. Dr. Tiago Porteiro, Universidade do Minho, Portugal

Profa. Dra. Veronica Veloso, USP - Universidade de São Paulo - São Paulo/SP, Brasil

Comissão Científica

Profa. Dra. Adriana Bozzetto, UNIPAMPA - Universidade do Pampa - Bagé/RS, Brasil

Profa. Dra. Ana Maria Haddad Baptista - UNINOVE - Universidade Nove de Julho - São Paulo/SP, Brasil

Profa. Dra. Andrea Hofstaeter, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Carmem Lúcia Capra, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Pastorini, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Edgardo Hugo Martinez - UNL - Santa Fé, Argentina

Prof. Dr. Federico Gariglio - UNL - Santa Fé, Argentina

Profa. Dr. Flavia Pilla do Valle, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Prof. Dr. Josemir Valverde, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Luciana Prass, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Maria Eduarda Ferreira Coquet - Universidade do Minho, Portugal

Profa. Dra. Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, IPA - Instituto Porto Alegre - Porto Alegre/RS, Brasil

Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves, UFPR/CNPq(PQ2) - Universidade Federal do Paraná - Curitiba/Paraná/Brasil

 

Editor-chefe

Profa. Ma. Júlia Maria Hummes, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Márcia Pessoa Dal Bello, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

 

Editoração, Revisão e Ficha Catalográfica

Estevão Dornelles - Publicitário e Produtor Gráfico

Júlia Maria Hummes - Profa. Ma. em Educação Musical

Márcia Pessoa Dal Bello - Profa. Dra. em Educação e Psicopedagoga

Bruno Felix da Costa Almeida - Doutorando em Educação

Patriciane Born - Profa. Ma. em Artes Visuais e Professora de Inglês

Marco Túlio Schmitt Coutinho - Bibliotecário e Responsável pela Elaboração da Ficha Catalográfica

 

Editores

Profa. Ma. Júlia Hummes, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Márcia Pessoa Dal Bello, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Federico Gariglio, - Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF, Buenos Aires, Argentina). - Universidad Nacional del Litoral (UNL, Santa Fe, Argentina), Argentina

Prof. Me. Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Esp. Vanessa Longarai Rodrigues, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

 

Editor de Seção

Esp. Vanessa Longarai Rodrigues, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Marco Túlio Schmitt Coutinho, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro/RS, Brasil

 

Pareceristas Ad Hoc 2015/2016

Profa. Dra. Carmem Lúcia Capra, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torre, IPA - Centro Universitário Metodista  Instituto Porto Alegre - Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Maria Eduarda Ferreira Couqet, Instituto de Educação e Centro de Investigação de Estudos da Criança da Universidade de Minho, Minho/Portogal

Prof. Dr. Marcelo Ádams, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Micael Côrtes Gomes, UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco/Acre, Brasil

Profa. Ma. Sandra Mara Rhoden, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra Silvia da Silva Lopes, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil 

Prof. Dr. Thiago Lauriti, USP - Universidade de São Paulo - São Paulo/SP, Brasil

Profa. Dra. Viviane Castro Camozzato, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro/RS, Brasil

 

Pareceristas Ad Hoc 2017/2018

Profa. Augusta Nabinger, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Esp. Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Débora Brandt Alencastro, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Débora Souto Allemand, UFPel - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS, Brasil

Prof. Dr. Diego Ebling do Nascimento, UFT - Universidade Federal do Tocantins - Palmas/Tocantins, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Vagner Soares Pastorini, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ma. Janaina Kremer da Motta, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Jéssica Pinheiro, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ma. Karin Kupas, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Leonardo da Silveira Borne, Universidad Nacional Autónoma de México

Prof. Dr. Márcio Guedes Correa, UNESP - Universidade Estadual de São Paulo - São Paulo/SP, Brasil

Profa. Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald, GEARTE/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Neila Cristina Baldi, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS, Brasil

Profa. Ma. Patriciane Born, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ma. Priscila Mathias, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Esp. Ranielly Boff Scheffer, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ma. Sandra Rhoden, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Prof. Me. Thiago Kreutz, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Úrsula Rosa da Silva, UFPel - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS, Brasil

Parecerista Ad Hoc  2019/2020

Profa. Dra Josiane Franken Corrêa, UFPel – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas/RS, Brasil

Profa. Dra Marcia Berselli, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria/RS, Brasil

Profa. Dra.Débora Souto Allemand, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Esp. Augusta Dreher Nabinger, FUNDARTE – Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ms. Sabrina Marques Manzke, UCS- Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul/RS, Brasil

Prof. Dr. Gilberto Icle, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS,Brasil

Profa. Ms. Natalia Perosa Soldera, UEP – Universidade Estadual do Paraná – Curitiba/RS, Brasil

Prof. Dr. Eugenio Tadeu, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais –Belo Horizonte/MG, Brasil

 Profa. Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald, GERATE/UFRGS – Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Dra. Carmem Lucia Capra, UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ms. Patriciane Born, FUNDARTE – Fundação Municipal de Artes de Montenegro –Montenegro/RS, Brasil

Profa. Dra. Eliene Benicio, UFBA – Universidade Federal da Bahia – Salvador/BH, Brasil

Profa. Dra. Maria Eduarda Ferreira Coquet – Instituto de Educação e Centro de Investigação da Criança da Universidade de Minho, Portugal

Profa. Dra. Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres - Pesquisadora convidada do GEMAB (Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia) UnB/CNPq, Brasília/DF, Brasil

Profa. Dra. Úrsula Rosa da Silva, UFPel – Universidade Federal de Pelotas – Peloras/RS, Brasil

Profa. Dra. Mônica Bonatto, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS, Brasil

Profa. Ms. Priscila Mathias, FUNDARTE – Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Montenegro/RS, Brasil

Profa. Ms. Sandra Rhoden, FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Montenegro/RS, Brasil

Prof. Dr. Flavio Campos, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria/RS, Brasil

Profa. Dra. Mônica Ribeiro, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/BH, Brasil

Prof. Ms. Edison do Carmo Arcanjo, UNIR – Universidade Federal de Rondônia – Porto Velho/Rondônia, Brasil

Profa. Ms. Adrielly Oissa, UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz do Iguaçu/Paraná, Brasil

Profa. Dra. Flavia Pilla do Vale, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS, Brasil

 

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

A REVISTA da FUNDARTE, criada em 2001, é uma revista de cunho acadêmico, que desde a sua criação busca refletir sobre a temática da  Arte, Educação e Performance. Os artigos são resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas artísticas e docentes, nas quatro áreas das Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir de 2013, a publicação passou a ser eletrônica, através do sistema SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revista). Os textos são selecionados, tendo como principal critério a sua contribuição à Arte, Educação e Performance, bem como a originalidade do tema, o tratamento dado ao assunto, a consistência, o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto. O processo de avaliação dos artigos enviados para submissão obedece a análise quanto à forma, ao mérito e, finalmente, a revisão e adequação do trabalho às normas constantes no Edital.

A Revista da FUNDARTE é trimestral e a sua publicação é feita em março, junho, setembro e dezembro de cada ano, entretanto aceita artigos durante todo  esse período, os quais quando recebidos, através do sistema SEER, já iniciam o processo que pode resultar na sua publicação.

A cada dois anos, a REVISTA da FUNDARTE é submetida a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o que a coloca como um importante canal de divulgação de pesquisas acadêmicas, relativas a sua área de abrangência. A avaliação atual é Qualis A2 em Artes.