Anúncios

  • Revista da FUNDARTE Qualis A2

    05/10/2020

    Acaba de ser publicada a Revista da FUNDARTE nº 42 - Narrativas de/para crianças: imagens, memórias, histórias.

    A publicação com mais de 400 páginas oferece ao leitor textos em português, inglês e francês além de um Ensaio Fotográfico que traz imagens feitas com crianças e por elas em Moçambique, em momentos do cotidiano, em que as potências e as trocas ganhavam contornos e espaços, possibilitando outras narrativas para suas histórias.

    “Este dossiê tem o propósito de estabelecer o diálogo entre pesquisas que têm como objeto a produção poética para/de crianças, em sua diversidade de imagens, memórias e histórias. Longe de estabelecer um consenso sobre a noção de infância, queremos, ao contrário, problematizar como essa noção vem sendo utilizada para demarcar o que passou a se constituir como um subcampo específico da produção cultural: Literatura, Música, Poesia, Cinema, Teatro destinados às crianças”

    Às autoras - Luciana Hartmann (Universidade de Brasília) e Hanna Araújo (Universidade Federal do Acre).

    Acesse agora: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/current/showToc?fbclid=IwAR3Gru4cLOAW5rfaYDtHfD1PvxzCTGEWIFAP8ZH9L0bE8zmjZReSy4cOdwo

    Saiba mais sobre Revista da FUNDARTE Qualis A2
  • EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: DA MULTIPLICIDADE DOS CONCEITOS

    01/09/2020

    DA MULTIPLICIDADE DOS CONCEITOS
    Um conceito, de acordo com Deleuze, somente pode ser conceito se estivermos atentos à sua dimensão de multiplicidade.
    Em outras palavras: um conceito não pode ser visto de forma isolada. E o mais importante: somente se
    concretiza se houver alguém que o perceba e, consequentemente, o materialize. Um conceito não cai do céu! Ele precisa
    ser capturado. Como diria Marco Lucchesi: “a estrutura quase se desintegra, tamanho o combate de forças desiguais
    que se equilibram, segundo um desejo férreo, capaz de impor domínio às demandas centrífugas”[1].
    Esta coletânea, em parceria com a FUNDARTE, reúne professores e pesquisadores das mais diversas áreas de
    formação e atuação para pensar, com um certo grau de originalidade, conceitos de linguagens. Todos os textos são
    inéditos e foram pensados a partir de inquietudes e insuficiências em relação à importância das linguagens ora para
    o pensamento, ora como operadora indispensável para uma apreensão existencial mais plena. Estética. Que consiga
    captar as linhas de fuga para que possamos escapar de tempos e espaços que asfixiam nossos sonhos e projetos.
    As organizadoras
    Ana Maria Haddad Baptista
    Júlia Maria Hummes
    Márcia Pessoa Dal Bello
    Diana Navas

    Saiba mais sobre EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: DA MULTIPLICIDADE DOS CONCEITOS
  • O Currículo em Educação Musical: uma proposta para a educação básica

    11/07/2020

    A Editora da FUNDARTE apresenta a publicação do livro “O Currículo em Educação Musical: Uma Proposta para a Educação Básica”, do autor Bruno Felix da Costa Almeida.  A obra, que configura um dos Produtos resultantes da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), trata sobre a proposta curricular em Educação Musical, para a Educação Básica e pode auxiliar o professor educador-musical, bem como os propositores de currículos em música à reflexão pedagógico-musical.

    Saiba mais sobre O Currículo em Educação Musical: uma proposta para a educação básica
  • Qualis A2

    22/07/2019
    A Revista da FUNDARTE conquistou Qualis A2 na avaliação da CAPES. É com muito orgulho que damos esta notícia e aproveitamos para agradecer aos autores, avaliadores, leitores e a toda equipe que faz com que esta Revista exista. Saiba mais sobre Qualis A2