DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS E TEATRO

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA E O PROFESSOR PROPOSITOR

Autores

  • Sandra Mara Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE
  • Ana Denise Ulrich
  • Suzana Schoellkopf FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1227

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, professor propositor, quatro linguagens das artes.

Resumo

Este artigo consiste numa reflexão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula a partir das quatro linguagens das artes: DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS e TEATRO. O texto aborda especificamente cada área, apontando sua importância para o desenvolvimento do aluno em seu ato criativo, bem como a necessidade de um professor propositor para a educação contemporânea.

Biografia do Autor

Sandra Mara Rhoden, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Licenciada em Música, e, em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Educação Musical e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização infantil, educação infantil, iniciação às artes, pedagogia do piano e formação de professores. Desde 2013 é coordenadora do Polo FUNDARTE Arte na Escola.

Ana Denise Ulrich

Possui graduação em pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010) e graduação em Letras - Português e Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é coordenação do curso básico de teatro da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e instrutora de artes-teatro - SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, performance, clown e farsa.

 

Suzana Schoellkopf, FUNDARTE

Participou (a) de work-shops, congressos e seminários nacionais e internacionais na área de teatro e dança em suas vertentes, com o intuito de apreender novas técnicas e buscar a renovação de conceitos e vivências. Estas experiências foram ministradas por personalidades do meio artístico como: Nestor Monastério, José Possi Neto, Luis Alberto Abreu, Renato Ferracini, Cristine Brunnel, Márcia Milhazes, Sandro Borelli, Ivaldo Bertazzo, Gennadi Bogda, Débora Calmar , Ana Wolf, entre outros. Bailarina fundadora do grupo Terpsí Teatro de Dança – POA- RS. Com este, participou de eventos como Carlton Dance Festival (1990)- BR, 1º Porto Alegre em Buenos Aires (1996), Fiesta Nacional de La Danza (1991) – ARG, entre outros. Foi dirigida em obras de dança, teatro e cinema por nomes como Carlota Albuquerque, Dilmar Messias, Denise Barella, Ronald Raddee, Renato Falcão. Intérprete como cantora das trilhas para teatro: Cabeça- Quebra- Cabeça do Diretor Julio Conte, Peter Pan, direção de Camilo de Lélis, A Bela e a Fera, Os Saltimbancos, O Mágico de Oz, etc. Com a peça “Os Saltimbancos”, conquistou em 1998 o Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante. Participação especial na peça “Tangos e Tragédias” com Hique Gomes e Nico Nicolaiewsky. É graduada no Curso de Licenciatura em Dança pela UERGS. Em, 2014, Profª Ministrante do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação. Em junho de 2019, Convidada Especial como Mediadora no “Projeto de Extensão: P I N A 1 0 horas de experiência em dança-teatro” promovido através da UERGS. Em Desde 2000 é professora do Curso Básico de Dança da FUNDARTE (Fundação Municipal de Artes de Montenegro) onde permanece até a presente data. Pós-graduanda do Curso de Orientação Pedagógica, Supervisão e Gestão Escolar UNINTER. Diretora-geral, coreógrafa e bailarina-intrérprete-criadora da Troupe Xipô- dança teatro desde 2008 até a presente data.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC, 1997. Disponível em

Acesso em: 01 set. 2014.

| P á g i n a

DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

GIROUX, Henry A. Disneysação da cultura infantil. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio B. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 49-81.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2011.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

MARTINS, Miriam Celeste. Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Unesp, 2005.

SOUZA, Jusamara. Caminhos para a construção de uma outra didática da música. In: SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000, p. 173-184.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 1987.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Rhoden, S. M., Ulrich, A. D., & Schoellkopf, S. (2023). DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS E TEATRO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA E O PROFESSOR PROPOSITOR. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1227

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.