DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS E TEATRO
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA E O PROFESSOR PROPOSITOR
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1227Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, professor propositor, quatro linguagens das artes.Resumo
Este artigo consiste numa reflexão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula a partir das quatro linguagens das artes: DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS e TEATRO. O texto aborda especificamente cada área, apontando sua importância para o desenvolvimento do aluno em seu ato criativo, bem como a necessidade de um professor propositor para a educação contemporânea.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC, 1997. Disponível em
Acesso em: 01 set. 2014.
| P á g i n a
DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
GIROUX, Henry A. Disneysação da cultura infantil. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio B. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 49-81.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2011.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARTINS, Miriam Celeste. Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Unesp, 2005.
SOUZA, Jusamara. Caminhos para a construção de uma outra didática da música. In: SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000, p. 173-184.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Mara Rhoden, Ana Denise Ulrich, Suzana Schöellkopf
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.