v. 54 n. 54 (2023): Fundarte 50 anos: sonhando e criando juntos

Edição Especial em comemoração aos 50 anos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. Artigos  de autores com alguma relação direta com a FUNDARTE, marcando com saberes esta tragetória tão significativa para as ARTES no Brasil.

Grande parte dos Artigos foram republicados mas mantém o cabeçalho e formatação de origem da Revista onde foi publicado inicialmente. É uma maneira de homenagem a FUNDARTE com o leque de conhecimentos de seus docentes.

Publicado: 07.06.2023

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Júlia Maria Hummes
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1249

Editorial

  • EDITORIAL

    Estevão Dornelles
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1250

Artigos

  • A MÚSICA NA REVISTA DA FUNDARTE CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO EDUCATIVO-MUSICAL

    Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1237
  • O CICLO DA ABORDAGEM CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MUSICAL

    Bruno Felix da Costa Almeida
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1235
  • PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: APROXIMAÇÕES SOBRE O SURGIMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

    Bruno Felix da Costa Almeida, Cláudia Ribeiro Bellochio
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1253
  • RELEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BELO E SUBLIME ESTENDENDO-SE A ARTE CONTEMPORÂNEA

    Márcia Pessoa Dal Bello, Ubyrajara Brasil Dal Bello, Júlia Maria Hummes
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1234
  • POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM

    Júlia Maria Hummes
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246
  • JANELAS DE UMA REVISTA EM 3 BLOCOS

    Julia Maria Hummes
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1224
  • O BACHAREL PROFESSOR DE MÚSICA

    Márcia Pessoa Dal Bello
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1242
  • AS PERFORMANCES DA PRESENÇA

    Márcia Pessoa Dal Bello
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1247
  • MINHA TRAJETÓRIA COMO DOCENTE EM MÚSICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONQUISTAS

    Fernanda Anders Zamin
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1244
  • APRENDIZAGENS AO FAZER MÚSICA EM CONJUNTO

    Fernanda Anders Zamin
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1231
  • CONJUNTO FARROUPILHA ANÁLISE HISTÓRICA E INVESTIGAÇÃO DE SUAS INFLUÊNCIAS PARA A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL

    Diego Herencio
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1241
  • A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO

    Patrick Aozani Moraes, Sandra Rhoden
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1239
  • DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS E TEATRO REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA E O PROFESSOR PROPOSITOR

    Sandra Mara Rhoden, Ana Denise Ulrich, Suzana Schoellkopf
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1227
  • VOCÊ SOU EU UM OLHAR DE SI PARA ENXERGAR O OUTRO

    Suzana schoellkopf
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1240
  • IDENTIDADE POÉTICA

    Josemir Valverde
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1238
  • A PRESENÇA DA BIBLIOTECA NA FUNDARTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL

    Marco Túlio Schmitt Coutinho
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1223
  • NARRATIVA BIOGRÁFICA UM ENTENDIMENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE DISCURSO NO FILME OLGA

    Carine Luisa klein
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1233
  • A APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE IMBERT (1987) COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE MUSICAL UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA PASSACALHA PARA FRED SCHNEITER DE EDINO KRIEGER

    Thiago de Campos Kreutz
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1245
  • A PRÁTICA PROFISSIONAL E O DESEMPENHO DOCENTE

    André Luís Wagner
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1243

Relato de Experiência

  • INTERAÇÕES MUSICAIS REMOTAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE O ANO DE 2020

    Matheus Kleber
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1232
  • OLHAR A SI, OLHAR O OUTRO AÇÃO EDUCATIVA NA EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DA IMAGEM - ANO CINCO

    Patriciane Born, Aline Kauana Cezar, Adriana Lanzer de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1236

Ensaios

  • NA SEARA DA PANDEMIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO QUE GERMINARAM E FRUTIFICARAM NO DECORRER DO ENSINO REMOTO

    Sandra Mara Rhoden, Jéssica Pinheiro, Patriciane Born
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1226