MÚSICA NO RIO GRANDE DO SUL: CONHECENDO AS ORIGENS E ALGUNS GÊNEROS MUSICAIS

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/757

Palavras-chave:

Música, Rio Grande do Sul, Cultura Gaúcha.

Resumo

Este ensaio apresenta um panorama da música no Rio Grande do Sul, optando pela abordagem acerca de alguns gêneros musicais que chegaram ao Brasil e, posteriormente, no estado sulino, incluindo a valsa, polca, xote e rancheira. Após, é apresentado um panorama geral do RS, por meio da apresentação das heranças culturais da música gaúcha e das características dos gêneros musicais do RS. Por fim, são explicitados os gêneros musicais vaneira, o vaneirão, o bugio e a trova, particularmente na trova em Mi Maior de Gavetão, de Martelo e por Milonga, procurando apresentar conclusões na perspectiva na importância do conhecimento sobre a música no RS, suas origens e características.

Biografia do Autor

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

Referências

ANDRADE, Mário. Danças dramáticas do Brasil. 3 vols., 2ªed. Belo Horizonte, Itatiaia / INL, 1982.

AYESTARÁN, Lauro. El folklore musical uruguayo. Montevideo: Arca, 1967.

BANGEL, Tasso. O estilo gaúcho na música brasileira. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1989.

BERTUSSI, Honeyde. Músicas, festas e bailes. Porto Alegre: EDIGAL, EDUCS, 2014.

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 5ª ed., 1984.

COSTA, Rovílio, BATISTEL, Arlindo I. Assim vivem os italianos. Porto Alegre: EST/EDUCS, 1983.

FUNDAÇÃO INSTITUTO GAÚCHO DE TRADIÇÃO E FOLCLORE. Assim cantam os gaúchos. Porto Alegre: IGTF, 1984.

GARCIA, Rose Marie Reis. Chansons des trovadores du Rio Grande do Sul – Bresil: contribuition à l’étude Du chant improvise et du chant narratif. Universitê Lumiere – Lyon 2 – Faculté de lettres, Sciences Du language et des Arts, 1993.

GARCIA, Rose Marie Reis. A trova e décima no Rio Grande do Sul. Porto Arte, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 1990, p. 66-82. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.27325

KIEFER, Bruno. Música e dança popular: sua influência na música erudita. Porto Alegre: Movimento, 1983.

LAMBERTY, Salvador Ferrando. Abc do tradicionalismo gaúcho. Porto Alegre: Martins Livreiro, 4ª ed., 1992.

LAYTANO, Dante de. O linguajar do gaúcho brasileiro. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes. Coleção Temas Gaúchos, 1981.

MARQUES, Lilian Argentina Braga. Rio Grande do Sul: aspectos do folclore. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1989.

MARCONDES, Marco Antonio. Enciclopédia da música brasileira : erudita folclórica popular. São Paulo: Art Ed., 1977.

NUNES, Zeno Cardoso, NUNES, Rui Cardoso. Dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 5ª ed., 1993.

SLONIMSKY, N. Music of latin america. New York: Thomas Y. Crowell Company, 1945.

Downloads

Publicado

31.03.2020

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R. (2020). MÚSICA NO RIO GRANDE DO SUL: CONHECENDO AS ORIGENS E ALGUNS GÊNEROS MUSICAIS. Revista Da FUNDARTE, 40(40), 233–256. https://doi.org/10.19179/2319-0868/757

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>