Educação musical na infância: uma investigação sobre sua importância
Palavras-chave:
Educação Musical, Infância, CogniçãoResumo
O texto apresenta os resultados da pesquisa que objetivou investigar a importância e os benefícios da Educação Musical na infância. A metodologia utilizada constituiu-se na abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa bibliográfica. Para a análise dos dados coletados via internet, optou-se pela análise de conteúdo. A investigação oportunizou verificar a importância do estímulo musical desde a infância, sendo a Educação Musical uma disciplina fundamental no desenvolvimento cognitivo, potencializando a imaginação, a atenção, a memória e habilidades musicais, enquanto formas significativas na ampliação dos saberes dos educandos no processo de ensino-aprendizagem musical.
Referências
BETTI, Leilane Cristina Nascimento; SILVA, Deise Ferreira da; ALMEIDA, Flávio Fernandes de. A importância da música para o desenvolvimento cognitivo da criança. Revista Interação. 12. ed., ano VII, v. 1, n. 2. 2013. Disponível em: <http://vemprafam.com.br/wp-content/uploads/2016/11/4_A-importancia-da-musica-para-o-desenvolvimento-Coginitivo-da-Crian--a.pdf.> Acesso em: 09 set. 2017.
FONTERRADA, Marisa de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª edição São Paulo: Unesp, 2008.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Raymond Murray Schafer: O Educador Musical Em Um Mundo Em Mundo Em Mudança. In: Mateiro,Teresa; ILARI Beatriz et al (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.
ILARI, Beatriz Senoi. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 9, set./2003. Disponível em: < http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/395>. Acesso em: 18 out. 2017.
ILARI, Beatriz Senoi. A Música e o desenvolvimento da mente no início da vida: investigação fatos e mitos. Revista Eletrônica de Musicologia. Vol. IX, out./2005. Disponível em: <http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv9-1/ilari.html>. Acesso em 05 out. 2017.
ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, set./2002. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/index>. Acesso em: 12 nov. 2017.
ILARI, Beatriz Senoi. Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na América Latina. Revista da Abem. Universidade Federal do Paraná (UFPR) n. 18, out./2007. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/272>. Acesso em 12 de novembro de 2017.
ILARI, Beatriz Senoi; ARAÚJO, Rosane Cardoso. Mentes em música. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2009.
KATER, Carlos. Por que música na escola? algumas reflexões. São Paulo: Alluci Associados e Comunicações, 2012. Disponível em: <http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/Carlos_Kater.pdf.> Acesso em: 30 out. 2017.
KOCH, Traugott. Internet search services. Dortmund: TU-Technische Universität, March 11, 1996. Disponível em: <https://www.ub.tu-dortmund.de/suche/trefferliste-cse.html?s=koch>. Acesso em: 11 set. 2017.
MATTOS JÚNIOR, Inaldo Mendes de. As Contribuições da Música para o Desenvolvimento Intelectual e Social da Criança. XII Encontro Regional Nordeste da ABEM. Anais. 2014. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/regional_nordeste/nordeste/paper/view/620/144>. Acesso em: 30 de out. 2017.
MATTOS, Sandra Carvalho de. Música e resiliência. Caminhos de transformação. X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Anais. 2014. Disponível em: <http://www.abcogmus.org/documents/SIMCAM10.pdf#page=35>. Acesso em: 30 out. 2017.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: <http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html.> Acesso em: 12 de nov. 2017.
OLABUENAGA, José I. Ruiz; ISPIZUA, María Antonia. La descodificacion de la vida cotidiana: métodos de investigacion cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto, 1989. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/130220055/Ruiz-Olabuenaga-La-Descodificacion-de-La-Vida-Cotidiana.> Acesso em: 12 nov. 2017.
RAMOS, Silvia Nunes. Tazos na aula de música: dialogando com a mídia. In: SOUZA, Jusamara et al (Org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000,
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2011.
SIVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09520520042012Pratica_de_Pesquisa_I_Aula_2.pdf.> 2009. Acesso em: 12 de nov. 2017.
SOUZA, Jusamara Vieira. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
STRAPAZZON, Mirtes Antunes Locatelli. A música no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2009. Disponível em: <http://belasartesjoinville.com.br/modulos/biblioteca/upload/A%20M__SICA%20NO%20DESENVOLVIMENTO%20INFANTIL.pdf.> Acesso em: 13 set. 2017.
URIARTE, Mônica Zewe. O papel e a importância da educação musical na escola regular brasileira. Anais III Fórum de Pesquisa em Arte. Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005. Disponível em: <http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/monica_uriarte.pdf.> Acesso em: 12 de nov. de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.