A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021.

Autores

  • Cielle Amanda de Sousa e Silva UFPR
  • Marcia Franciele Spies Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Guilherme da Silva Gasparotto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083

Palavras-chave:

Dança, Memória, Intervenção

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação da prática da dança com a memória em indivíduos saudáveis. A revisão incluiu estudos publicados entre 2016 e 2021 nas bases ERIC, EBsco, Scopus, SciELO e Science Direct. Utilizou-se os descritores que caracterizam a memória (memória, memória de longo prazo e memória de curto prazo) e a intervenção da dança, em português e inglês. Dentre os achados, apenas 04 estudos foram incluídos nesta pesquisa. A relação entre dança e memória mostrou-se eficaz e se confirmou nos estudos selecionados. Esse estudo possibilitou o reconhecimento de um campo de pesquisa que carece maior atenção no Brasil, visto que todos os estudos selecionados foram realizados em outros países.

Biografia do Autor

Marcia Franciele Spies, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Ciências Sociais-Unioeste PR;
Doutoranda em Educação-UFPR.

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutor em Educação Física pela UFPR
Pós-Doutor em Educação pela UFPR

Referências

ALMEIDA, L. S. Memória e sucesso profissionais em Dança. 2011. Tese de Doutorado.

ALMEIDA, E. P;PEREIRA, M. M; SAFONS, M. P. Efeitos de um programa de dança terapêutica sobre a memória de idosos. 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd139/efeitos-de-danca-terapeutica-sobre-idosos.htm

ANTUNES, H. K. M. et al. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 12, n. 2, p. 108-114, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000200011

BARRETO, D. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: Autores Associados, Ed. 3, 2008.

BLÄSING, B. et al. Controle neurocognitivo na percepção e na performance da dança. Acta psychologica 139.2 (2012): 300-308. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.12.005

BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. Ícone. São Paulo: 2006.

CHAUÍ, M. Convite a Filosofia – São Paulo – SP: Editora Ática, 2004.

DE SOUZA ALMEIDA, F; MARTINS, R. M. Dançarelando na cena infantil: desafios da criação artística para a criança pequena. Revista da FUNDARTE, v. 42, n. 42, p. 01-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.784

DIAZ, G. B.; GURGEL, L. G.; REPPOLD, C. T. Influência da dança na memória e atenção: uma revisão sistemática da literatura. Ciência em Movimento-Reabilitação e Saúde, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 29-37, 2016. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23447455/ > Acesso em 01 nov.2021. DOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cmrs.v17n35p29-37

DOWNS, S.H; BLACK N. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. J Epidemiol Community Health. 1998;52(6):377-84. DOI: https://doi.org/10.1136/jech.52.6.377

DUTRA, H. S., & DOS REIS, V. N. Desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais: definições e desafios na pesquisa em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE online, 2016, 10(6), 2230-2241.

KATTENSTROTH, J. et al Six months of dance intervention enhances postural, sensorimotor, and cognitive performance in elderly without affecting cardio-respiratory functions. Frontiers in aging neuroscience, v 26, nº 5:5, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fnagi.2013.00005

KOSMAT, H. VRANIC, A. The efficacy of a dance intervention as cognitive training for the old-old. J. Aging Phys. Act. 25, 32–40, 2017. doi: 10.1123/japa.2015-0264 DOI: https://doi.org/10.1123/japa.2015-0264

LISBOA, N.B.D.S. Efeitos da suplementação de vitamina d em pacientes críticos: revisão sistemática e metanálise. Dissertação, Universidade Federal da Bahia, 2007.

MOHER, D; et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). Statement. Syst Rev. 2015;4(1):1. doi: 10.1186/2046-4053-4-1 DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1

NIEMANN C, GODDE B, VOELCKER-REHAGE, C. Senior Dance Experience, Cognitive Performance, and Brain Volume in Older Women. Neural Plast. 2016;2016:9837321. doi: 10.1155/2016/9837321. Epub 2016 Sep 25. PMID: 27738528; PMCID: PMC5055974. DOI: https://doi.org/10.1155/2016/9837321

OPPICI, L. et al. Eficácia de um currículo de 7 semanas de dança (RCT) EF com diferentes pedagogias de ensino e níveis de desafio cognitivo para melhorar a capacidade de memória de trabalho e competência motora em crianças de 8 a 10 anos. Psychology of Sport and Exercise 50 (2020): 101675.

RIBEIRO, M. M.; TEIXEIRA, A. L. (2008). Aprender uma coreografia: contribuições das neurociências para a dança. Neurociências Brasil.

ROEVER, L. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Rev Soc Bras Clin Med;15(2):127-30,Abr/jun. 2017.

RUDD, J.R et al. Comparing the efficacy (RCT) of learning a dance choreography and practicing creative dance on improving executive functions and motor competence in 6–7 years old children. Psychology of Sport and Exercise 53 (2021): 101846. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2020.101846

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. V. 11, n. 1. São Carlos-SP: Revista Brasileira de Fisioterapia, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SANTOS C.M.C, et al. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2007; 15(3):508-511. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

STARKES, J.L, et al. Motor versus Verbal Recall of Ballet Sequences by Young Expert Dancers, Journal of Sport Psychology 9, 3 (1987): 222-230, Acesso em Nov 7, 2021, https://doi.org/10.1123/jsp.9.3.222 DOI: https://doi.org/10.1123/jsp.9.3.222

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Editora Cengage Learning: 5ª edição, 2010.

Downloads

Publicado

18.03.2022

Como Citar

de Sousa e Silva, C. A., Spies, M. F., & da Silva Gasparotto, G. (2022). A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.