A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021.

Autores

  • Cielle Amanda de Sousa e Silva UFPR
  • Marcia Franciele Spies Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Guilherme da Silva Gasparotto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083

Palavras-chave:

Dança, Memória, Intervenção

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação da prática da dança com a memória em indivíduos saudáveis. A revisão incluiu estudos publicados entre 2016 e 2021 nas bases ERIC, EBsco, Scopus, SciELO e Science Direct. Utilizou-se os descritores que caracterizam a memória (memória, memória de longo prazo e memória de curto prazo) e a intervenção da dança, em português e inglês. Dentre os achados, apenas 04 estudos foram incluídos nesta pesquisa. A relação entre dança e memória mostrou-se eficaz e se confirmou nos estudos selecionados. Esse estudo possibilitou o reconhecimento de um campo de pesquisa que carece maior atenção no Brasil, visto que todos os estudos selecionados foram realizados em outros países.

Biografia do Autor

Marcia Franciele Spies, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Ciências Sociais-Unioeste PR;
Doutoranda em Educação-UFPR.

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutor em Educação Física pela UFPR
Pós-Doutor em Educação pela UFPR

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Publicado

18.03.2022

Como Citar

de Sousa e Silva, C. A., Spies, M. F., & da Silva Gasparotto, G. (2022). A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083

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