RUDOLF LABAN, UM CONVITE À DANÇA: PROBLEMATIZANDO SEUS ESTUDOS NA DANÇA DE SALÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.920Palavras-chave:
Laban, Estudos do Movimento, Dança de SalãoResumo
O objetivo desse ensaio é refletir sobre aspectos do ensino da dança de salão à luz da teoria labaniana. Como proposta para esse trabalho, foi realizada uma breve biografia de Rudolf Laban, um panorama sobre a dança ao longo da história, os estudos desenvolvidos por Laban ao longo de sua vida e a problematização do ensino da dança de salão com o auxílio do pensamento do autor. Ao final desse ensaio, foi possível observar a relevância da teoria labaniana não apenas na dança, mas também na dança de salão que se beneficia de seus estudos para ressignificar suas práticas de ensino.Referências
ANDERSON, Jack. Art without boundaries: the world of modern dance. Iowa (US): University of Iowa, 1997.
AQUINO, Dulce. Dança e Universidade: desafio à vista. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de dança 3. Rio de Janeiro: Lidador, 2001.
ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional II: danças, recreação e música. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BORGES, Alan; SARDIÑAS, Alicia. Historia del baile y la Rueda de Casino-Salsa. Habana: Ediciones Cubanas, 2012.
COHEN, Lynn Renee. Introduction to Labanalysis: effort/shape. In: Dance Research Annual, 9, 1978, New York, Anais. New York: CORD, 1978. p. 53-58.
CORRÊA, Josiane Gisela Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição, Campinas, v.2, n.2, p. 53-68, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/154/162. Acesso em: 30 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647702
DAVIES, Eden. Beyond dance: Laban’s legacy of movement analysis. New York: Routledge, 2006.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
FERREIRA, Valéria M. R.; ARCO-VERDE, Yvelise F. S. Chrónos & Kairós: o tempo nos tempos da escola. Educar, Curitiba, n.17, p.63-78, 2001. doi: 10.1590/0104-4060.220. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.220
FERREIRA, Debora Pazetto; SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, v.14, n.3, jul./set. 2018. doi: 10.5965/1984317814032018157
FRANKEN, Josiane Gisela. Reflexões e reflexos do Sistema Laban/Bartenieff na prática docente em dança. Cena em Movimento, Porto Alegre, n.3, p. 01-07, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/cenamov/article/view/36205/26340. Acesso em: 02 jan. 2021.
KASSING, Gayle. History of Dance: an interactive arts approach. Champaign (US): Human Kinetics, 2007.
LABAN, Rudolf. Choreutics. Alton (UK): Dance Books, 2011.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Tradução: Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
LE GOFF, Jacques, TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. 4. ed. Tradução: Marco Flamínio Peres. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
LIBÂNEO, Daniela Leonardi. Ensinando dança flamenca. 1999. 165p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284182>. Acesso em: 02 mar. 2021.
MARQUES, Isabel A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTIN, John Jeffries. The Renaissance: a world in motion. In: ______ (ed.). The Renaissance World. New York: Routledge, London: Routledge, 2007. p. 03-27.
McCAW, Dick. Editor’s introduction. In: ______. The Laban Sourcebook. New York: Routledge, 2011. p. 01-20. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203852842
MELO, Cristina Carvalho et al. A influência do tempo de prática de dança de salão nos níveis de depressão de idosos. Revista de Psicología del Deporte, Barcelona, v.27, n.4, p. 67-73, 2018. Disponível em: https://www.rpd-online.com/article/view/v27-s1-carvalho-de-melo-etal/Carvalho_De_Meloetal. Acesso em: 26 fev. 2021.
MORENNO, Luis. Dois na dança: conheça a mais completa de todas as artes. São Paulo: [s.ed.], 2004.
NOGUEIRA, Raimundo Frota de Sá. A Escola Nova. Educação em Debate, Fortaleza, v.9, n.12, p.27-58, jul./dez. 1986. Disponível em: http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/475/289. Acesso em: 25 fev. 2021.
NUNES, Bruno Blois. O Fascínio das Danças de Corte. Curitiba: Appris, 2016.
NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Marcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, v.14, n.2, abr./jun. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172>. Acesso em: 11 jan. 2021.
PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. 2001. 145p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284892/1/Rengel_LeniraPeral_M.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
RAUX, Pascal. Les Sorciers de la préhistoire dans l'art paléolithique. Bulletin de la Société d’études et de recherches préhistoriques des Eyzies, Les Eyzies, n. 62, p. 121-131, 2013. Disponível em: <https://www.academia.edu/5824314/Les_sorciers_de_la_pr%C3%A9histoire_dans_lart_pal%C3%A9olithique_SERPE_2013>. Acesso em: 02 fev. 2021.
RONDÓN, César Miguel. El libro de la salsa: crónica de la música del Caribe urbano. Madrid: Turner, 2017.
SACHSENMAIER, Stefanie. The World of the Dancer (1920). In: McCAW, Dick. The Laban Sourcebook. New York: Routledge, 2011. p. 41-68.
SALES, Erinaldo. O sistema das artes em Platão e Aristóteles. Revista Estética e Semiótica, Brasília, v.9, n.1, p. 51-62, 2019. doi: 10.18830/issn2238-362X.v9.n1.2019.05.
VALLE, Flavia Pilla do. Análise do movimento corporal. Canoas: ULBRA, 2011. (Cadernos tecnológicos, 8)
VALLE, Flavia Pilla do; SASTRE, Cibele. O espaço interno e inter-relações: apontamentos a partir do sistema LMA/BF. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.37, p.327-43, mar./abr. 2020. doi: 10.5965/1414573101372020327. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101372020327
VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antonio de. A dança. 6. ed. São Paulo: Summus, 2005.
YATES, Frances. The Rosicrucian Enlightenment. London: Routledge, New York: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203166017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruno Blois Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.