A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021.

Autores/as

  • Cielle Amanda de Sousa e Silva UFPR
  • Marcia Franciele Spies Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Guilherme da Silva Gasparotto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083

Palabras clave:

Dança, Memória, Intervenção

Resumen

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação da prática da dança com a memória em indivíduos saudáveis. A revisão incluiu estudos publicados entre 2016 e 2021 nas bases ERIC, EBsco, Scopus, SciELO e Science Direct. Utilizou-se os descritores que caracterizam a memória (memória, memória de longo prazo e memória de curto prazo) e a intervenção da dança, em português e inglês. Dentre os achados, apenas 04 estudos foram incluídos nesta pesquisa. A relação entre dança e memória mostrou-se eficaz e se confirmou nos estudos selecionados. Esse estudo possibilitou o reconhecimento de um campo de pesquisa que carece maior atenção no Brasil, visto que todos os estudos selecionados foram realizados em outros países.

Biografía del autor/a

Marcia Franciele Spies, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Ciências Sociais-Unioeste PR;
Doutoranda em Educação-UFPR.

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutor em Educação Física pela UFPR
Pós-Doutor em Educação pela UFPR

Citas

ALMEIDA, L. S. Memória e sucesso profissionais em Dança. 2011. Tese de Doutorado.

ALMEIDA, E. P;PEREIRA, M. M; SAFONS, M. P. Efeitos de um programa de dança terapêutica sobre a memória de idosos. 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd139/efeitos-de-danca-terapeutica-sobre-idosos.htm

ANTUNES, H. K. M. et al. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 12, n. 2, p. 108-114, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000200011

BARRETO, D. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: Autores Associados, Ed. 3, 2008.

BLÄSING, B. et al. Controle neurocognitivo na percepção e na performance da dança. Acta psychologica 139.2 (2012): 300-308. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.12.005

BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. Ícone. São Paulo: 2006.

CHAUÍ, M. Convite a Filosofia – São Paulo – SP: Editora Ática, 2004.

DE SOUZA ALMEIDA, F; MARTINS, R. M. Dançarelando na cena infantil: desafios da criação artística para a criança pequena. Revista da FUNDARTE, v. 42, n. 42, p. 01-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.784

DIAZ, G. B.; GURGEL, L. G.; REPPOLD, C. T. Influência da dança na memória e atenção: uma revisão sistemática da literatura. Ciência em Movimento-Reabilitação e Saúde, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 29-37, 2016. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23447455/ > Acesso em 01 nov.2021. DOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cmrs.v17n35p29-37

DOWNS, S.H; BLACK N. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. J Epidemiol Community Health. 1998;52(6):377-84. DOI: https://doi.org/10.1136/jech.52.6.377

DUTRA, H. S., & DOS REIS, V. N. Desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais: definições e desafios na pesquisa em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE online, 2016, 10(6), 2230-2241.

KATTENSTROTH, J. et al Six months of dance intervention enhances postural, sensorimotor, and cognitive performance in elderly without affecting cardio-respiratory functions. Frontiers in aging neuroscience, v 26, nº 5:5, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fnagi.2013.00005

KOSMAT, H. VRANIC, A. The efficacy of a dance intervention as cognitive training for the old-old. J. Aging Phys. Act. 25, 32–40, 2017. doi: 10.1123/japa.2015-0264 DOI: https://doi.org/10.1123/japa.2015-0264

LISBOA, N.B.D.S. Efeitos da suplementação de vitamina d em pacientes críticos: revisão sistemática e metanálise. Dissertação, Universidade Federal da Bahia, 2007.

MOHER, D; et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). Statement. Syst Rev. 2015;4(1):1. doi: 10.1186/2046-4053-4-1 DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1

NIEMANN C, GODDE B, VOELCKER-REHAGE, C. Senior Dance Experience, Cognitive Performance, and Brain Volume in Older Women. Neural Plast. 2016;2016:9837321. doi: 10.1155/2016/9837321. Epub 2016 Sep 25. PMID: 27738528; PMCID: PMC5055974. DOI: https://doi.org/10.1155/2016/9837321

OPPICI, L. et al. Eficácia de um currículo de 7 semanas de dança (RCT) EF com diferentes pedagogias de ensino e níveis de desafio cognitivo para melhorar a capacidade de memória de trabalho e competência motora em crianças de 8 a 10 anos. Psychology of Sport and Exercise 50 (2020): 101675.

RIBEIRO, M. M.; TEIXEIRA, A. L. (2008). Aprender uma coreografia: contribuições das neurociências para a dança. Neurociências Brasil.

ROEVER, L. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Rev Soc Bras Clin Med;15(2):127-30,Abr/jun. 2017.

RUDD, J.R et al. Comparing the efficacy (RCT) of learning a dance choreography and practicing creative dance on improving executive functions and motor competence in 6–7 years old children. Psychology of Sport and Exercise 53 (2021): 101846. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2020.101846

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. V. 11, n. 1. São Carlos-SP: Revista Brasileira de Fisioterapia, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SANTOS C.M.C, et al. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2007; 15(3):508-511. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

STARKES, J.L, et al. Motor versus Verbal Recall of Ballet Sequences by Young Expert Dancers, Journal of Sport Psychology 9, 3 (1987): 222-230, Acesso em Nov 7, 2021, https://doi.org/10.1123/jsp.9.3.222 DOI: https://doi.org/10.1123/jsp.9.3.222

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Editora Cengage Learning: 5ª edição, 2010.

Publicado

18/03/2022

Cómo citar

de Sousa e Silva, C. A., Spies, M. F., & da Silva Gasparotto, G. (2022). A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E MEMÓRIA EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2016-2021. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1083

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.