PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.503Palavras-chave:
Dança do Ventre, Prática docente, Educação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a prática docente da Dança do Ventre a partir de uma pesquisa realizada com professoras deste gênero de dança na cidade de Rio Grande (RS). É uma pesquisa qualitativa com uso de entrevista estruturada, a qual foi realizada com duas professoras. A discussão é feita a partir dos relatos das professoras e do cruzamento com fontes teóricas, trazendo um convite a refletir sobre as práticas docentes, especialmente em relação às histórias de vida e formação, à atuação profissional e às metodologias de ensino.Referências
ANDRADE, Carolina Romano de; GODOY, Kathya Maria Ayres de. A formação do professor para a dança: reflexões sobre um curso de formação continuada. Art Research Journal, v.4, n.1, p.114-140, 2017. DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.9539
CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v.4, n.3, p.509-526, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266041528
CORRÊA, Josiane Franken; SILVA, Iassanã Martins da; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Concepções pedagógicas no ensino de dança: apontamentos. Revista da Fundarte, v.17, n.34, p.31-44, 2017.
FRANKEN, Josiane. Reflexões e Reflexos do Sistema Laban/Bartenieff na Prática Docente em Dança. Cena em Movimento, n.3, 2013.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em 8 fev. 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
JESUS, Caroline Kummer de. Olhares para a docência em dança: processos formativos e experiência. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v.20, n.1, p.117-125, 2015. DOI: https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.7
KUSSUNOKI, Sandra Aparecida Queiroz; AGUIAR, Carmen Maria. Aspectos históricos da dança do ventre e sua prática no Brasil. Motriz, v.15, n.3, p.708-712, 2009.
MAHAILA, Brysa. Os pilares da profissionalização em dança do ventre: história e folclore, volume 1. São Paulo: Kaleidoscópio de ideias, 2016.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo, Cortez, 2014.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? : dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
OLIVEIRA, Eugênia Squeff de. Dança do Ventre: técnica, expressão e significados. Uma etnografia nas Escolas de dança em Pelotas/RS. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Sociologia e Política, Universidade de Pelotas, Pelotas. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1555>. Acesso em 28 ago. 2016.
OLIVEIRA, Ana Carolina Moreira de. A relação ensino e dança: diálogos entre Laban e a dança do ventre. História e Culturas, v.2, n.3, p.26-39, 2014.
PEREZ, Vanessa Sanders Curi; HAAS, Aline Nogueira; GONÇALVES, Ângela Cristina Bugs; LIMA, Isadora de Souza Maia. Formação de professoras de dança do ventre. Revista da Fundarte, v.1, p.29-32, 2012.
PORTUGAL, Ana Raquel. O legado árabe no Brasil. Ibérica - Revista interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, v.5, n.16, p.4-21, 2011.
GIANEI, Beatris Cristina Possato. Arabesco: imaginários e violências nas narrativas da dança do Oriente. 2006. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/253776/1/Gianei_BeatrisCristinaPossato_M.pdf>. Acesso em 21 mar 2018.
ROBLE, Odilon José; LIMA, Karen Adrie de. Dança do ventre: evoluções e proposições de uma década. Pensar a prática, v.16, n.4, p.956-1270, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.20474
XAVIER, Cíntia Nepomuceno. Do oito ao Infinito: por uma dança sem ventre, performática, híbrida, impertinente. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes) –Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/5669?mode=full>. Acesso em: 16 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.