A CONSTRUÇÃO DO CORPO DOCE DA BAILARINA DA CAIXINHA DE MÚSICA

Autores

  • Daniela Grieco Nascimento e Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcia Gonzalez Feijó Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/819

Palavras-chave:

Balé clássico, Corpo Doce, Bailarina da Caixinha de Música.

Resumo

Este artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, objetiva refletir sobre a construção do corpo da bailarina clássica. Como as mulheres predominam na prática do balé seu corpo foi representado por meio das relações de poder estabelecidas pela sociedade e pela cultura. Foi construído um corpo doce para a bailarina onde são inscritos os discursos hegemônicos masculinos em relação à feminilidade, criando a figura da bailarina da caixinha de música, símbolo de beleza, graça, leveza, pureza, submissão. Mas novas formas de relações de poder e saber estão sendo tecidas e já começam a rachar velhos paradigmas em relação às mulheres, possibilitando maior igualdade entre os gêneros e que estes reflitam no mundo do balé.

 

Biografia do Autor

Daniela Grieco Nascimento e Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós Doutoranda em Gerontologia (UFSM), Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Educação e Artes - na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano, Especialista em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano, Mestre em Educação - Ênfase na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Ação Coletiva - pelo Centro Universitário La Salle. Possui formação em balé pela Escola de Ballet Ivone Freire. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação - GEPAEC - UFSM, e do Grupo de Estudos em Educação, Arte e Cultura (GEEDAC) - UFSM. Atualmente é diretora artística, coreógrafa e professora de balé na ONG Royale Escola de Dança e Integração Social, em Santa Maria - RS. Tem experiências nas áreas de Educação e Arte, com ênfase em Educação das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, gênero, estudos feministas.

Marcia Gonzalez Feijó, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora na Universidade Federal de Santa Maria (CEFD) nos cursos de Dança Licenciatura ; Cursos de Bacharelado e Licenciado em Educação Física. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Doutorado em Educação, na linha Educação e Arte ( UFSM). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria.Formação em Dança para Bailarino de corpo de Baile com vários cursos complementares nesta área. Certificada pela Polestar -Certiefeld Pratciitioner of Pilates Studio, como instrutora. Atua nas seguintes temáticas: Dança; Educação Somática;Terapias do corpo; Processos de criação em dança; com ênfase nos estudos do corpo, arte, cultura e qualidade de vida.

Referências

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980a.

_______________. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980b.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Edições, 2015.

FOUCAULT, Michel. Em História da sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

________________. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013.

________________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2012.

HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HOMANS, Jennifer. Os anjos de Apolo: uma história do ballet. Lisboa: Edições 70, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2008.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.

REVEL, Judith. Dicionário de Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

Silva, D. G. N. e, & Feijó, M. G. (2020). A CONSTRUÇÃO DO CORPO DOCE DA BAILARINA DA CAIXINHA DE MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–21. https://doi.org/10.19179/2319-0868/819

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)