Redes colaborativas de criação em dança: a composição coreográfica na contemporaneidade

Autores

  • Letícia Gabriela Lupinacci Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Composição coreográfica, processos criativos, cooperação.

Resumo

Este trabalho tem como tema a criação artística e a composição coreográfica colaborativa em dança na contemporaneidade. Tem como objetivos discutir a criatividade e analisar a cooperação nos processos colaborativos a partir da análise histórica de mudanças suscitadas por artistas pós-modernos na dança, além de refletir sobre as propostas coreográficas de Pina Bausch (FERNANDES, 2007) e Lobo & Navas (2008). Para tanto, tem como base teórica os estudos de Salles (2006), Lobo & Navas (2008), Boavida & Ponte (2002) e Ostrower (1987), dentre outros. Como considerações finais, apresenta que o ambiente cooperativo é instaurado quando cada indivíduo participante do processo criativo pode contribuir e construir o trabalho artístico a partir das suas potencialidades e dificuldades, o que pode ser instigado metodologicamente pelo coreógrafo ou professor de dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Gabriela Lupinacci, Universidade Federal de Pelotas

Letícia Gabriela Lupinacci
Graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas.

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Josiane Franken Corrêa
Professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas - Centro de Artes - Curso de Dança - Licenciatura. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2012) - Bolsista CAPES. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco em: Formação Docente, Dança na Escola, Pedagogia do Teatro, Dança Contemporânea e Improvisação.

Referências

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. Sala Preta: revista do PPG em Artes Cênicas- ECA-USP. São Paulo, v. 6, n. 1, 2006. p. 127-133.

ARY, Rafael Luiz Marques. A função dramaturgia no processo colaborativo. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes: UNICAMP, 2011.

BANOV, Luiza Romani Ferreira. Dança teatral: reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes: UNICAMP, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000841860>. Acesso em: 20 de maio de 2014.

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org). Reflectir e investigar sobre a prática profissional (p. 43-55). Lisboa: APM, 2002. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4069. Acesso em 03 de outubro de 2014.

CORRÊA, Josiane Franken; HOFFMANN, Carmen Anita. A composição coreográfica nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Revista Informe C3, v. 05, p. 102-111, 2014.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2007.

FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado em Artes). Instituto de Artes: UNICAMP, 2003.

GALHÓS, Claudia. Pina Bausch: sentir mais. Aufragide- Portugal: D.Quixote, 2010.

LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Arte da composição: Teatro do Movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.

LOBO, Lidiane Gomes. Um por todos Todos por um? Uma reflexão sobre a postura ética na prática teatral colaborativa.Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Programa de Pós Graduação em Artes: UNICAMP, 2010. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000779272>. Acesso em 10 de abril de 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Downloads

Publicado

08.07.2015

Como Citar

Lupinacci, L. G., & Corrêa, J. F. (2015). Redes colaborativas de criação em dança: a composição coreográfica na contemporaneidade. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 121–136. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/RevistadaFundarte/article/view/253