A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA

Autores

  • Giuliano Souza Andreoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Larissa Canelhas UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.660

Palavras-chave:

dança, gênero, educação

Resumo

Nesse artigo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificantes. Utilizamos para isto o conceito de gênero. Através da análise de observações realizadas em aulas de dança do projeto PIBID, realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, as reflexões transitam pelos cenários nos quais as relações de gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que há hierarquizações entre os meninos e as meninas no contexto das aulas de dança, bem como formas generificadas de organização das práticas de dança, mas que algumas mudanças na intervenção dos/as professores/as já começam a acontecer.

Biografia do Autor

Giuliano Souza Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física (UFRGS), Especialização em Pedagogias do Corpo (UFRGS), e Mestrado em Educação (UFRGS). Atua na área de Teoria da Dança, com ênfase na relação entre Dança e Educação, Dança e Ciências Humanas (Antropologia, Sociologia, História, Estudos Culturais, Estudos de Gênero). É professor do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atua principalmente nas disciplinas: Teoria da Dança, Dança e Cultura I e II, Historia da Dança I e II, Educação e Pluralidade Cultural e Técnicas corporais Circenses.

Referências

ALLEN-COLLISON, Jacquelyn, CLEGG, Helen; e OWTON, Helen. The “cool stuff: Gender, dance ans masculinity. Psychology of Women’s Section Review, Special Issue on Sports, v.18, n.2, p6-16, 2016.

ANDREOLI, Giuliano Souza. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Revista Movimento, v. 17, n. 01, p. 159-175, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.16175

ANDREOLI, Giuliano Souza. A Técnica Corporal na Dança: redimensionamentos epistemológicos. Revista Arte da Cena, Goiânia, v.3, n.2, p.89-111, jul-dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.48866

ANDREOLI, Giuliano Souza. Dança, gênero e sexualidade: narrativas e performances. Novas Edições Academicas, Beau Bassim, Mauritius, 2018.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Volume 2: A experiência vivida. Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1967.

BERGHAUSER, Tatiana Araújo. Problematizações sobre enfoques de gênero reducionistas ou distorcidos na Dança. Artigo (especialização). Programa de Pós-graduação em Dança, UFBA, Salvador, 2013.

BRITZMAN, Deborah. O que é esta coisa chamada amor? - identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, vol. 21, n.1, p.71-76, jan-jun, 1996.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CONNEL, Robert William. Políticas de Masculinidade. Educação e Realidade. V.20, n.2, jul/dez, p.185-206, 1995.

CONNEL, Robert William & MESSERSCHMIDT, James. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n.1, p.424, janeiro/abril, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014

CORREIA, Clara Pinto. O Testículo esquerdo: alguns aspectos da demonização do feminino, Lisboa: Relógio D'Água Editores, 2004.

CLIFFORD, James. On Ethnographic Allegory" in Cliffor, James e Jeorge Marcus (orgs.), Writing Cultures: The Poetics and Politics of Ethnography, Berkeley, Los Angeles, Lonfdon: University of California Press. 1986.

HANNA. Judith Lynne. Dança, Sexo e Gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Tradução: Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HOLDSWORTH, Nadine. ‘Boys don't do dance, do they?’, Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance, v.18, n.2, p.168-178, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/13569783.2013.787255

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília. 42 p., 2012.

KIMMEL, Michael Scott. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. In: Horizontes Antropológicos. Corpo, doença e saúde. Porto Alegre: PPGAS/UFRGS, ano 4, n.9, out, p.103-17, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71831998000200007

LAQUEUR, Thomas Walter. Inventando o Sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Tradução: Vera Whately. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013a.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013b.

MAUSS, Marcel. As Tecnicas Corporais. In: Sociologia e Antropologia. vol. 2. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1974.

MEGLIN, Joellen. A., & BROOKS, Lynn Matluck. Where are all the women choreographers in ballet? Dance Chronicle, v. 35, n.1, p.1-7, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/01472526.2011.650617

MIGDALEK, Jack. The Embodied Performance of Gender, v.43, London, United Kingdom: Routledge, 2015. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315749785

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero, Sexualidade e Educação: Teoria e Política. In: LOURO, G.L., NECKEL, J.F. & GOELLNER, S.V. (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em Educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, p.9-27, 2003.

NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista Estudos Feministas. Vol. 8 (2), 2000.

PASCOE, Cheri J. 'Dude, You're a Fag': adolescent masculinity and the fag discourse, Sexualities, v.8, n.3, p.329–346, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/1363460705053337

POLASEK, Katherine M. & ROPER, Emily A. Negotiating the gay male stereotype in ballet and modern dance. Research in Dance Education, v. 12, n.2, p.173-193, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/14647893.2011.603047

PRECIADO, Beatriz. Manifesto Contrasexual. Políticas subversivas de identidade sexual. São Paulo, n.1. Edições, 2014.

RISNER, Doug. Bullying victimisation and social support of adolescent male dance students: an analysis of findings. Research in Dance Education, v.15, n.2, p.179-201, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/14647893.2014.891847

SANDERSON, Patrícia. Age and gender issues in adolescente attitudes to dance. European Physical Education Review, v.7, n2, p. 117-136, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X010072002

SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, UFRGS, v.20, n.2, p.71-79, 1995.

SANTOS, Éderson Costa. Um jeito masculino de dançar: pensando a produção das masculinidades de dançarinos de hip-hop. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2009a.

SANTOS, Tatiana Mielczarski. Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2009b.

SOUZA, Andréa Bittencourt de. Cenas do masculino na dança: representações de gênero e sexualidade. Ensinando modos de ser bailarino. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação, ULBRA, Canoas, 2007.

STINSON, Susan. The hidden curriculum of gender in dance education. Journal of Dance Education. v.5 , n.2, p.51-57, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/15290824.2005.10387285

WELLER, Wivian. A presença feminina nas (sub) culturas juvenis: a arte de se tornar visível. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.1, ano 13, p. 107-126, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000100008

WILLIS, Cheryl M. Factors thar affect dance programs. Journal of Physical Education. Recreation e Dance, v.66 (n.4). P. 58-63, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.1995.10608142

WRIGHT, Jan. Male dance educators in a female-dominated profession, Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 84, n.7, p.14-15, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2013.817896

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Andreoli, G. S., & Canelhas, L. (2019). A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 375–394. https://doi.org/10.19179/2319-0868.660

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.