v. 37 n. 37 (19): Dança: ensinar e aprender

A REVISTA da FUNDARTE, intitulada Dança: ensinar e aprender publica artigos resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas atualizadas na área da dança. 

Esta edição especial pretende homenagear Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch, falecida em 2009, completando em 2019, portanto, dez anos de seu falecimento. Cabe neste momento lembrar os feitos dessa grande artista, que deixou um legado inestimável para as novas gerações, uma vez que dedicou a sua vida na valorização às manifestações em dança, nos mais variados formatos e tendências. Suaas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino.

Publicado: 30.03.2019

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL

    Vanessa Longarai Rodrigues
    p. 13-17
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.676

Artigos

  • NOTAS SOBRE A TEATRALIDADE NA DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH

    Jeferson de Oliveira Cabral, Vera Lúcia Bertoni dos Santos
    p. 19-31
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.641
  • BAILA CASSINO GRUPO DE DANÇA E PROJETO DE EXTENSÃO BAILAR: NÚCLEO DE DANÇA NA MATURIDADE COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL

    Daniela Llopart Castro, Carmen Anita Hoffmann, Eleonora Campos da Motta Santos
    p. 33-52
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.471
  • REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UFG

    Valeria Figueiredo, Warla Giany Paiva
    p. 54-71
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.667
  • PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE

    Thaynara Garcia de Oliveira, Josiane Franken Corrêa, Helena Thofehrn Lessa
    p. 73-89
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.503
  • TAMBORES DE VIDA: UMA PESQUISA DO TAMBOR DE CRIOULA DE JAMARY DOS PRETOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE

    Maria Julia Maranzato Alves Simão, Larissa Sato Turtelli
    p. 91-111
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.536
  • BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA

    Miriam Brockmann Guimarães, Débora Souto Allemand
    p. 113-125
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.513
  • PROCEDIMENTOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS EM DANÇA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE E DA AUTOBIOGRAFIA

    Neila Cristina Baldi, Júlia Urach Donata de Oliveira, Isabela Teixeira Patias
    p. 127-139
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.636
  • UM CORAÇÃO PARA O MAR... UMA POSSIBILIDADE DE DANÇAR COM/ NA/ PELA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti
    p. 141-158
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.511
  • DO BALÉ CLÁSSICO À DANÇA MODERNA: IMPRESSÕES E PISTAS PARA O ENTENDIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO NA DANÇA

    Diego Ebling do Nascimento
    p. 160-173
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.499
  • A ARTE/DANÇA COMO UMA DAS ARTES DA CENA NAS BASES, DOCUMENTOS E CURRÍCULOS NACIONAIS

    Marcilio de Souza Vieira
    p. 175-200
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.638
  • PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS

    Rebeca Pereira San Martins, Eleonora Campos da Motta Santos
    p. 202-220
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.527
  • A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR

    Djenifer Geske Nascimento, Daniel Silva Aires, Mônica Corrêa de Borba Barboza
    p. 222-241
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.650
  • ENTRE O PENSAR E O SENTIR: INVESTIGAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA RESPIRAÇÃO NA FORMAÇÃO TÉCNICO-ARTÍSTICA DO BAILARINO CONTEMPORÂNEO

    Silvia Maria Geraldi, Julia Ferreira
    p. 243-261
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.645
  • QUANDO O CORPO DANÇA SUAS EXPERIÊNCIAS: INSPIRAÇÕES NO LEGADO DE PINA BAUSCH

    Crystian Danny da Silva Castro, Odailso Sinvaldo Berté
    p. 263-280
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.649
  • NA PONTA DOS PÉS: PISANDO EM OVOS OU QUEBRANDO OVOS?

    Helena Thofehrn Lessa, Janaina Bruna dos Santos Moreira
    p. 282-296
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.651
  • A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA – UMA REALIDADE EM CRESCIMENTO

    Francisco Roberto de Freitas
    p. 298-315
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.654
  • PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL

    Fellipe Santos Resende, Suzane Weber da Silva
    p. 317-338
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.656
  • PINA: QUANDO A DANÇA PODE ROMPER O DISCURSO

    Rita Bruço
    p. 340-357
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.658
  • HABITAR E PULSAR: A INTEGRAÇÃO DO SER NO MUNDO É DANÇA

    larissa canelhas, Kátia Salib deffaci
    p.359-373
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.659
  • A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA

    Giuliano Souza Andreoli, Larissa Canelhas
    p. 375-394
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.660
  • CORPO ESTRANHO: O DESAMPARADO QUE ENCONTRA SUA POLÍTICA DE SER

    Juliano Ribeiro Faria, Marcos Antônio Bessa-Oliveira
    p.396-415
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.661
  • CORPOS ROUBADOS NOS SABERES DO ENSINO DE ARTE

    Marina Maura de Oliveira Noronha, Marcos Antônio Bessa-Oliveira
    p. 417-437
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.662
  • A RELAÇÃO ARTÍSTICA DE DUNCAN E CRAIG EM TRÊS IMAGENS CINÉTICAS

    Rossana Perdomini Della Costa
    p. 439-454
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.664
  • NA PELE: CONSTRUÇÕES ARTÍSTICAS ESTABELECIDAS ATRAVÉS DO BREGA

    Genildo Gonçalves Silva
    p. 456-482
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.668
  • CONTRAPONTO EM REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO BALÉ: ESCAVANDO CAMADAS ÓSSEAS PARA A OBSERVAÇÃO DO MESTRE DE DANÇA ATRAVÉS DAS CARTAS DE JEAN-GEORGES NOVERRE

    Robson Lourenço, Júlia Ziviani Vitiello
    p. 484-504
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.669
  • MOMENTOS-CHARNEIRAS E MEMÓRIAS MUSICAIS: ENCONTROS E CONEXÕES NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA

    Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer
    p. 506-527
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.665
  • SISTEMA LABAN/BARTENIEFF DE ANÁLISE DE MOVIMENTO: Grandes Temas - Caminhos para uma Prática Criativa de Dança na Educação Infantil

    Luísa Fedrizzi el Andari
    p. 529-544
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.652

Ensaios

  • AS PAISAGENS DE PINA BAUSCH

    Marcelo de Andrade Pereira, Maurílio Betazzo Schuquel, Ana Paula Parise Malavolta
    p. 546-559
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.670