DANÇA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/866Palavras-chave:
COVID-19, Prática, Dança, Educação, MovimentoResumo
Este texto consiste em narrar a experiência de ministrar aulas de dança e de movimento corporal das autoras em contextos diferentes de ensino. Quais estratégias foram utilizadas para trabalhar dança online? Quais aprendizados os docentes tiveram nesse desafio? Quais conhecimentos podem ser importantes para promover aulas online de maneira mais satisfatória? Tal processo envolveu busca de materiais sobre a tríade dança, tecnologia e educação, entre outras estratégias. Paralelo a isso, desenvolveu-se um questionário a fim de investigar as percepções dos professores do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Após a análise das respostas, verificou-se a dificuldade ou impossibilidade de desenvolver as aulas práticas. Com essa base, relatam-se algumas das experiências de prática de dança.Referências
ABREU-E-LIMA, Denise Martins; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, 2011. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000200013
/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270>. Acesso em: 16 out. 2020.
BRUYNEEL, Anne-Violette; BEAUVICHE, Benoit C.; WALTERS, Kylie. Currículum Development, Implementation, and Evaluation during the COVID-19 Confinenement Period in France. Journal of Dance Medicine & Science, v, 24, n. 4, p. 147-152, 2020. Disponível em: <https://www.ingentaconnect.com/content/jmrp/jdms/ DOI: https://doi.org/10.12678/1089-313X.24.4.147
/00000024/00000004/art00001>. Acesso em: 14 jan. 2021.
HAAS, Aline; GAVIOLI, Izabel; PALUDO, Luciana; DANTAS, Mônica. Aspectos de segurança para aulas de dança on-line. Podcast. Porto Alegre, 2020. Material do Curso de Licenciatura em Dança UFRGS.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron.The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause. EDUCAUSE Review, Boulder, 2020. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 16 out. 2020.
HOMEM, Maria. Lupa da alma – quarentena revelação. São Paulo: Todavia, 2020.
LÓPEZ, Andrea; BOFF, Fernanda; GUARAGNA, Gabriela; VALLE, Flavia. Colocando o corpo em movimento: acumulação de ações do cotidiano. In: ZORDAN, Paola; VALLE, Flavia; PRASS, Luciana; SANTOS, Vera. Caderno Pedagógico de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – PIBID/UFRGS. São Leopoldo: Oikos, 2013. p. 84-91.
MENICACCI, Armando. O ensino da dança frente às tecnologias: algumas reflexões. In: WOSNIAK, Cristiane; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (org.). Seminários de dança: o que quer e o que pode (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. A imagem na dança contemporânea: técnica corporal e aparato tecnológico. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de Dança III. Rio de Janeiro: Centro Universitário da Cidade, 2002. p. 53-76.
VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 4, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339>. Acesso em: 16 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645
VALLE, Flavia; HAAS, Aline. Formação em Dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 11, n. 21, p. 22-25, 2011. Disponível em: <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Revistada
Fundarte/issue/viewIssue/27/49>. Acesso em: 18 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.