DANÇA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Flavia Pilla do Valle Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS
  • Vanessa de Ivanoff Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/866

Palavras-chave:

COVID-19, Prática, Dança, Educação, Movimento

Resumo

Este texto consiste em narrar a experiência de ministrar aulas de dança e de movimento corporal das autoras em contextos diferentes de ensino. Quais estratégias foram utilizadas para trabalhar dança online? Quais aprendizados os docentes tiveram nesse desafio? Quais conhecimentos podem ser importantes para promover aulas online de maneira mais satisfatória? Tal processo envolveu busca de materiais sobre a tríade dança, tecnologia e educação, entre outras estratégias. Paralelo a isso, desenvolveu-se um questionário a fim de investigar as percepções dos professores do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Após a análise das respostas, verificou-se a dificuldade ou impossibilidade de desenvolver as aulas práticas. Com essa base, relatam-se algumas das experiências de prática de dança.

Biografia do Autor

Flavia Pilla do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Dança pela New York University e Especialista pelo Laban/Bartenieff Institute, ambos reconhecidos pela UFBA. Tem experiência em dança contemporânea, moderna, balé e nas danças de vertente criativa. Faz parte do corpo docente da graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Já atuou na graduação em Dança da ULBRA e UERGS/FUNDARTE e atuou na Especialização em Dança da ULBRA, PUC/RS e Especialização em Arte da FACED/UFRGS. Desde 2013/2 atua junto a CAPES através de programas como o PIBID e/ou RP em Artes. É jurada do Carnaval de São Paulo desde 2017.

Vanessa de Ivanoff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Vanessa de Ivanoff é bailarina, professora de dança e acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da UFRGS.

Referências

ABREU-E-LIMA, Denise Martins; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, 2011. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000200013

/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270>. Acesso em: 16 out. 2020.

BRUYNEEL, Anne-Violette; BEAUVICHE, Benoit C.; WALTERS, Kylie. Currículum Development, Implementation, and Evaluation during the COVID-19 Confinenement Period in France. Journal of Dance Medicine & Science, v, 24, n. 4, p. 147-152, 2020. Disponível em: <https://www.ingentaconnect.com/content/jmrp/jdms/ DOI: https://doi.org/10.12678/1089-313X.24.4.147

/00000024/00000004/art00001>. Acesso em: 14 jan. 2021.

HAAS, Aline; GAVIOLI, Izabel; PALUDO, Luciana; DANTAS, Mônica. Aspectos de segurança para aulas de dança on-line. Podcast. Porto Alegre, 2020. Material do Curso de Licenciatura em Dança UFRGS.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron.The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause. EDUCAUSE Review, Boulder, 2020. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 16 out. 2020.

HOMEM, Maria. Lupa da alma – quarentena revelação. São Paulo: Todavia, 2020.

LÓPEZ, Andrea; BOFF, Fernanda; GUARAGNA, Gabriela; VALLE, Flavia. Colocando o corpo em movimento: acumulação de ações do cotidiano. In: ZORDAN, Paola; VALLE, Flavia; PRASS, Luciana; SANTOS, Vera. Caderno Pedagógico de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – PIBID/UFRGS. São Leopoldo: Oikos, 2013. p. 84-91.

MENICACCI, Armando. O ensino da dança frente às tecnologias: algumas reflexões. In: WOSNIAK, Cristiane; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (org.). Seminários de dança: o que quer e o que pode (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. A imagem na dança contemporânea: técnica corporal e aparato tecnológico. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de Dança III. Rio de Janeiro: Centro Universitário da Cidade, 2002. p. 53-76.

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 4, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339>. Acesso em: 16 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645

VALLE, Flavia; HAAS, Aline. Formação em Dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 11, n. 21, p. 22-25, 2011. Disponível em: <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Revistada

Fundarte/issue/viewIssue/27/49>. Acesso em: 18 jan. 2021.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Valle, F. P. do, & Ivanoff, V. de. (2021). DANÇA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–15. https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/866

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.